sicnot

Perfil

País

Cidades portuguesas com poluição sonora acima do limite legal

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Quatro das cinco cidades portuguesas onde a Zero, Associação Sistema Terrestre Sustentável, promoveu esta quarta-feira medições de ruído com recurso a uma aplicação para telemóveis registaram valores médios acima do limite legal de 65 decibéis.

"Todas as medições estiveram bem acima do limite legal. A [cidade] que se comportou melhor foi Faro. Estamos muito longe do cumprimento da legislação ", disse Carla Graça, da Zero.

De acordo com os dados recolhidos pela associação, em 24 medições efetuadas em períodos mínimos de 10 minutos, na hora de ponta da manhã (entre as 07:35 e as 09:40), Lisboa registou os valores mais elevados (entre 71 e 72 dBA), seguida de Leiria (69 a 71 dBA), Porto (69 e 70 dBA) e Funchal (65 a 68 dBA).

Faro foi a única cidade a registar valores médios abaixo do limite legal (57 decibéis antes das 08:00 e o mesmo valor em três medições entre as 08:10 e as 08:55), mas às 09:05 o registo subiu para os 69 dBA "talvez porque em Faro a hora de ponta comece mais tarde", notou Carla Graça.

A responsável disse ainda que Leiria constituiu "uma surpresa" pelos valores "elevados" ali registados, as medições foram efetuadas na Praça da República, junto à Câmara Municipal, precisando que embora os valores das cinco cidades "possam parecer baixos", um aumento de um decibel "é um aumento considerável do nível de ruído, porque é uma escala logarítmica e não aritmética".

Ainda segundo Carla Graça, todas as cinco cidades alvo das medições possuem mapas de ruído, mas apenas Lisboa tem medidas de redução aprovadas: "O Porto ou não tem ou não estão certificadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e em Leiria estão em desenvolvimento, o que mostra que há muito ainda a fazer neste campo", declarou.

Carla Graça lembrou ainda que as medições efetuadas esta quarta-feira, no penúltimo dia da Semana Europeia da Mobilidade, "não são propriamente legais", já que utilizaram uma aplicação para telemóvel que pode ser descarregada gratuitamente e não equipamentos certificados, mas que a ação teve como objetivo "alertar as pessoas" para o ruído em "zonas críticas" das cidades.

"Qualquer pessoa pode utilizar uma aplicação [do género da utilizada] e assim ter a noção dos níveis de ruído que a rodeiam", adiantou.

As medições foram realizadas em zonas de muito trânsito automóvel, denominadas zonas mistas, em Lisboa (Campo Grande), Porto (viaduto sobre a VCI da Avenida da Boavista), Faro (Avenida Calouste Gulbenkian), Funchal (Avenida Calouste Gulbenkian) e Leiria (Praça da República).

Segundo a Zero, os níveis de ruído ambiente nas zonas mistas não deverão ultrapassar os 65 dBA durante o dia e os 55 dBA entre as 23:00 e as 07:00. Em zonas de escolas, hospitais, jardins ou exclusivamente residenciais, que deveriam estar classificadas como zonas sensíveis, os níveis deverão ser 10 dBA abaixo dos verificados em zonas mistas.

Lusa

  • Poluição sonora vai ser medida por telemóveis em cinco cidades

    País

    Cinco cidades portuguesas vão ser alvo de medição de ruído em zonas consideradas críticas, durante esta quarta-feira, na hora de ponta da manhã. A avaliação vai ser feita através de aplicações para telemóveis e é promovida pela Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.