sicnot

Perfil

País

Portugal vive "momento de mudança" em relação ao uso da bicicleta

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que Portugal está num "momento de mudança" em relação ao uso da bicicleta como transporte, em vez de ser apenas um modo lúdico, destacando o papel das autarquias.

"Começa a ser muito evidente que o espaço público está a ser desenhado nas cidades sem fazer do automóvel o rei que o foi no passado recente. Acredito, sinceramente, que este é o caminho e que poucos anos faltam para que uma mudança expressiva se dê", afirmou o ministro do Ambiente.

No âmbito da cerimónia de entrega do prémio nacional Mobilidade em Bicicleta, que decorreu em Lisboa, João Matos Fernandes lembrou que o atual Governo introduziu, de forma pioneira, a área da mobilidade urbana no Ministério do Ambiente, no sentido de "reconhecer que os problemas ambientais que se colocam essencialmente nas cidades, que têm uma forte relação com a qualidade do ar urbano, passam muito pelos transportes".

O prémio nacional Mobilidade em Bicicleta, promovido pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), distinguiu este ano, na categoria Autarquias, as Câmaras Municipais de Cascais e de São Brás de Alportel.

"Muito pouco ou quase nada faremos se não tivermos como parceiros as autarquias, são elas quem desenham o espaço público", frisou o ministro do Ambiente, comprometendo-se como uma política "em prol do transporte coletivo e da mobilidade sustentável".

Apesar de este ano a Semana Europeia da Mobilidade ter menos câmaras a participar, o governante considerou que "cada vez mais para muitas autarquias todas as semanas são semanas da mobilidade".

"Se olharmos para aquilo que são as candidaturas que os centros urbanos principais do país fizeram aos PEDU's - Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano, constatamos que a fatia de investimento que é dedicada à mobilidade suave é já uma fatia muito expressiva, ou seja, existe cada vez mais um compromisso maior entre quem gere o território, quem gere a via, quem desenha o território no conjunto do espaço público em prol da mobilidade suave", declarou o governante.

Lusa

  • Automóvel utilizado por 70,4% dos portugueses

    País

    O automóvel foi o meio de transporte utilizado por 70,4% dos 1.028 portugueses inquiridos em 2015 no âmbito de um projeto que envolveu 17 países europeus, informou esta quarta-feira a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP).

  • Lisboa Ciclável juntou 1.400 pessoas para pedalar
    2:05

    País

    Cerca de 1.400 pessoas participaram no passeio Lisboa Ciclável, este domingo, promovido pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. Entre os participantes estiveram o presidente da Câmara, Fernando Medina, e a candidata à autarquia pelo CDS, Assunção Cristas.

  • Polícia de Viseu vai ter patrulhamento em bicicleta

    País

    O comandante da PSP de Viseu, Victor Rodrigues, anunciou esta terça-feira que a força policial passou a contar com um policiamento em bicicleta destinado especialmente à zona histórica da cidade de forma a garantir o normal funcionamento do tráfego.

  • Copenhaga: metade dos habitantes usa bicicleta
    3:36

    SIC Europa

    Em Copenhaga, na Dnamarca, metade da população desloca-se de bicicleta para o trabalho. Para facilitar ainda mais a mobilidade, a cidade está agora a construir uma rede de "autoestradas" para bicicletas que estão a ligar o centro aos subúrbios.

  • O dia em que Marcelo apitou um jogo de futebol

    País

    Habituado a ajuizar os momentos de tensão entre Governo e oposição, Marcelo Rebelo de Sousa foi esta quarta-feira árbitro, literalmente. Tudo aconteceu num jogo de futebol entre crianças, durante a visita do Presidente da República a São Tomé e Príncipe.

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Débito direto: não deixe que lhe tirem centenas de euros da conta
    7:11
  • Mais de 300 mortos em bombardeamentos de Bashar a Ghouta
    3:08

    Mundo

    Nos últimos três dias morreram mais de 300 civis, incluindo crianças, em Ghouta Oriental, na Síria. Alemanha e França exigem uma trégua imediata para que sejam retirados os civis, e António Guterres pede um cessar fogo de um mês. Alertamos para a violência de algumas imagens.

  • Imprensa espanhola considera Rúben Semedo a pior contratação de sempre do Villarreal
    3:35

    Desporto

    Rúben Semedo vai esta quinta-feira ser ouvido por um juiz de instrução, que vai ditar as medidas de coação no caso em que o jogador é suspeito de roubo, agressões e posse ilegal de arma. O defesa português do Villarreal passa mais uma noite nas instalações da Guardia Civil, em Valência. Alguns media espanhóis chamam-lhe agora a pior contratação de sempre da história do clube.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Novos protestos na Florida contra a lei das armas
    2:12
  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.