sicnot

Perfil

País

Portugal vive "momento de mudança" em relação ao uso da bicicleta

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que Portugal está num "momento de mudança" em relação ao uso da bicicleta como transporte, em vez de ser apenas um modo lúdico, destacando o papel das autarquias.

"Começa a ser muito evidente que o espaço público está a ser desenhado nas cidades sem fazer do automóvel o rei que o foi no passado recente. Acredito, sinceramente, que este é o caminho e que poucos anos faltam para que uma mudança expressiva se dê", afirmou o ministro do Ambiente.

No âmbito da cerimónia de entrega do prémio nacional Mobilidade em Bicicleta, que decorreu em Lisboa, João Matos Fernandes lembrou que o atual Governo introduziu, de forma pioneira, a área da mobilidade urbana no Ministério do Ambiente, no sentido de "reconhecer que os problemas ambientais que se colocam essencialmente nas cidades, que têm uma forte relação com a qualidade do ar urbano, passam muito pelos transportes".

O prémio nacional Mobilidade em Bicicleta, promovido pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), distinguiu este ano, na categoria Autarquias, as Câmaras Municipais de Cascais e de São Brás de Alportel.

"Muito pouco ou quase nada faremos se não tivermos como parceiros as autarquias, são elas quem desenham o espaço público", frisou o ministro do Ambiente, comprometendo-se como uma política "em prol do transporte coletivo e da mobilidade sustentável".

Apesar de este ano a Semana Europeia da Mobilidade ter menos câmaras a participar, o governante considerou que "cada vez mais para muitas autarquias todas as semanas são semanas da mobilidade".

"Se olharmos para aquilo que são as candidaturas que os centros urbanos principais do país fizeram aos PEDU's - Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano, constatamos que a fatia de investimento que é dedicada à mobilidade suave é já uma fatia muito expressiva, ou seja, existe cada vez mais um compromisso maior entre quem gere o território, quem gere a via, quem desenha o território no conjunto do espaço público em prol da mobilidade suave", declarou o governante.

Lusa

  • Automóvel utilizado por 70,4% dos portugueses

    País

    O automóvel foi o meio de transporte utilizado por 70,4% dos 1.028 portugueses inquiridos em 2015 no âmbito de um projeto que envolveu 17 países europeus, informou esta quarta-feira a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP).

  • Lisboa Ciclável juntou 1.400 pessoas para pedalar
    2:05

    País

    Cerca de 1.400 pessoas participaram no passeio Lisboa Ciclável, este domingo, promovido pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. Entre os participantes estiveram o presidente da Câmara, Fernando Medina, e a candidata à autarquia pelo CDS, Assunção Cristas.

  • Polícia de Viseu vai ter patrulhamento em bicicleta

    País

    O comandante da PSP de Viseu, Victor Rodrigues, anunciou esta terça-feira que a força policial passou a contar com um policiamento em bicicleta destinado especialmente à zona histórica da cidade de forma a garantir o normal funcionamento do tráfego.

  • Copenhaga: metade dos habitantes usa bicicleta
    3:36

    SIC Europa

    Em Copenhaga, na Dnamarca, metade da população desloca-se de bicicleta para o trabalho. Para facilitar ainda mais a mobilidade, a cidade está agora a construir uma rede de "autoestradas" para bicicletas que estão a ligar o centro aos subúrbios.

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

  • "A nossa guerra não deixou heróis, só vilões e vítimas"
    5:26

    Mundo

    Luaty Beirão é o rosto mais visível de um movimento de contestação ao regime angolano que começou em 2011, ano da Primavera árabe. Mas a par dos 15+2, mediatizados num processo que os condenou por lerem um livro, outros activistas arriscam diariamente a liberdade.