sicnot

Perfil

País

Presidente do Instituto Português de Sangue demite-se por razões pessoais

O presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação demitiu-se. Hélder Trindade invocou razões pessoais para justificar a saída.

O médico de 62 anos e especialista em transplantação presidia o Instituto desde 2011. Hélder Trindade foi contestado pelo Bloco de Esquerda no ano passado, quando afirmou que só admitiria dadores de sangue gays que fossem abstinentes.

A saída ocorre agora, apenas dois dias depois da Direção Geral de Saúde ter autorizado a dádiva de sangue sob determinadas condições por parte de homossexuais e bissexuais.

O PSD já disse que admite pedir explicações ao ministro da Saúde sobre a demissão de Hélder Trindade do Instituto Português do Sangue.

  • Incêndios causaram 76 feridos no espaço de uma semana
    0:34

    País

    No espaço de uma semana, 76 pessoas ficaram feridas, incluindo seis com gravidade, durante os incêndios florestais. Na conferência de imprensa desta tarde, a Proteção Civil explicou que há cinco planos municipais de emergência ativos por causa das chamas.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.