sicnot

Perfil

País

Professores colocados em setembro não serão prejudicados

Os cerca de 2.700 professores colocados nas escolas com horários completos a 16 de setembro vão ter direito a ter todo o ano letivo contabilizado no tempo de serviço, informou esta quarta-feira o Ministério da Educação (ME).

Na passada sexta-feira, dia 16, foi conhecida a lista dos 5.987 professores que conseguiram lugar numa escola, dos quais cerca de 2.700 tiveram direito a um horário anual e completo.

Os docentes com cinco contratos anuais completos e sucessivos na mesma área entram automaticamente para os quadros.

No entanto, como os resultados da 2.ª Reserva de Recrutamento foi divulgada apenas dia 16, estes 2.700 docentes ficaram de fora porque o prazo legal terminava a 15 de setembro.

A situação levou a que vários sindicatos pedissem ao Ministério da Educação (ME) que corrigisse o problema, tal como já aconteceu no ano passado.

Questionado pela Lusa, fonte do gabinete de comunicação do ME garantiu que os docentes não serão penalizados.

"Cumprindo-se o calendário previsto e anunciado, a reserva de recrutamento 2 correu na última sexta-feira, 16 de setembro. Os horários que foram preenchidos nesta reserva de recrutamento foram solicitados pelas escolas a 13 de setembro - dias antes da data do final do início letivo -, pelo que não haverá professores penalizados na contagem do tempo de serviço por conta da data em que correu esta segunda RR, já que a mesma retroage a 1 de setembro", diz o ME.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.