sicnot

Perfil

País

Professores colocados em setembro não serão prejudicados

Os cerca de 2.700 professores colocados nas escolas com horários completos a 16 de setembro vão ter direito a ter todo o ano letivo contabilizado no tempo de serviço, informou esta quarta-feira o Ministério da Educação (ME).

Na passada sexta-feira, dia 16, foi conhecida a lista dos 5.987 professores que conseguiram lugar numa escola, dos quais cerca de 2.700 tiveram direito a um horário anual e completo.

Os docentes com cinco contratos anuais completos e sucessivos na mesma área entram automaticamente para os quadros.

No entanto, como os resultados da 2.ª Reserva de Recrutamento foi divulgada apenas dia 16, estes 2.700 docentes ficaram de fora porque o prazo legal terminava a 15 de setembro.

A situação levou a que vários sindicatos pedissem ao Ministério da Educação (ME) que corrigisse o problema, tal como já aconteceu no ano passado.

Questionado pela Lusa, fonte do gabinete de comunicação do ME garantiu que os docentes não serão penalizados.

"Cumprindo-se o calendário previsto e anunciado, a reserva de recrutamento 2 correu na última sexta-feira, 16 de setembro. Os horários que foram preenchidos nesta reserva de recrutamento foram solicitados pelas escolas a 13 de setembro - dias antes da data do final do início letivo -, pelo que não haverá professores penalizados na contagem do tempo de serviço por conta da data em que correu esta segunda RR, já que a mesma retroage a 1 de setembro", diz o ME.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.