sicnot

Perfil

País

Adeus verão, olá outono

3 de novembro de 2014: Outono em Hanover-Wuelferode, Alemanha

JULIAN STRATENSCHULTE

O outono, caracterizado pela queda das folhas e das temperaturas, chega hoje às 15:21, num dia ameno e tão grande como a noite.

Duas vezes por ano, nos equinócios da primavera e do outono, os dias são iguais às noites, como de resto o latim que está na origem da palavra indica: aequus (igual) e nox (noite).

Hoje, segundo a página do Observatório Astronómico de Lisboa, o sol nasceu às 7:25 e põe-se às 19:33, o que dá sensivelmente o mesmo número de horas de noite e de dia. E a partir de agora serão as noites a crescer até ao solstício do inverno, em dezembro.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera as temperaturas máximas não devem subir acima dos 28 graus e o vento será fraco, com alguma nebulosidade.

Será um dia típico de outono ao início da tarde, quando chega a estação associada aos amarelos e castanhos das árvores, à queda das folhas, aos primeiros frios e chuvas, às noites mais longas.

É a preparação para o inverno, esse a chegar às 10:44 de dia 21 de dezembro, e na poesia aparece muitas vezes associado à melancolia e à nostalgia.

É a estação dos "crepúsculos doirados" e das "tardinhas silenciosas", nos versos de Florbela Espanca. E da inevitável queda das folhas, nos de Fernando Pessoa: "Caem as folhas secas no chão irregularmente, Mas o facto é que sempre é outono no outono".

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:28

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado na região norte, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.