sicnot

Perfil

País

Adeus verão, olá outono

3 de novembro de 2014: Outono em Hanover-Wuelferode, Alemanha

JULIAN STRATENSCHULTE

O outono, caracterizado pela queda das folhas e das temperaturas, chega hoje às 15:21, num dia ameno e tão grande como a noite.

Duas vezes por ano, nos equinócios da primavera e do outono, os dias são iguais às noites, como de resto o latim que está na origem da palavra indica: aequus (igual) e nox (noite).

Hoje, segundo a página do Observatório Astronómico de Lisboa, o sol nasceu às 7:25 e põe-se às 19:33, o que dá sensivelmente o mesmo número de horas de noite e de dia. E a partir de agora serão as noites a crescer até ao solstício do inverno, em dezembro.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera as temperaturas máximas não devem subir acima dos 28 graus e o vento será fraco, com alguma nebulosidade.

Será um dia típico de outono ao início da tarde, quando chega a estação associada aos amarelos e castanhos das árvores, à queda das folhas, aos primeiros frios e chuvas, às noites mais longas.

É a preparação para o inverno, esse a chegar às 10:44 de dia 21 de dezembro, e na poesia aparece muitas vezes associado à melancolia e à nostalgia.

É a estação dos "crepúsculos doirados" e das "tardinhas silenciosas", nos versos de Florbela Espanca. E da inevitável queda das folhas, nos de Fernando Pessoa: "Caem as folhas secas no chão irregularmente, Mas o facto é que sempre é outono no outono".

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:28

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado na região norte, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.