sicnot

Perfil

País

Primeiro fim de semana de outono com chuva fraca e temperaturas até 30 graus

O primeiro fim de semana de outono vai ser marcado por alguma nebulosidade, chuva fraca nas regiões do norte e centro e temperaturas máximas a variar entre 27 e 30 graus, adiantou a meteorologista Maria João Frada.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que, para hoje, está previsto céu pouco nublado ou limpo até meio da manhã, pequena subida da temperatura máxima em todo o território do continente e vento fraco.

"Amanhã, sábado, prevê-se mais nebulosidade durante a noite e manhã, sobretudo no litoral norte e centro, mas depois o céu tende a abrir. A partir do final da tarde, na região norte e litoral centro há um aumento da nebulosidade com períodos de chuva que será em geral fraca, aumentando de intensidade ao final do dia no Minho e Douro litoral", adiantou.

De acordo com Maria João Frada, a chuva fraca deve-se à passagem de uma superfície frontal fria que vai afetar o continente a partir do final da tarde de sábado e até ao início da manhã de domingo.

"No domingo, ainda temos alguma nebulosidade nas regiões do norte e centro e depois o céu torna-se pouco nublado. Vamos ter também uma pequena descida dos valores da temperatura máxima", disse.

Segundo Maria João Frada, no fim de semana as temperaturas vão variar entre os 20 e os 27/30 graus Celsius no interior do Alentejo e as mínimas entre os 10 e os 14 graus.

No que diz respeito a segunda-feira, a especialista do IPMA salientou que a tendência é para uma subida gradual das temperaturas máximas.

"Na segunda e terça-feira vamos ter céu pouco nublado com tendência para subida dos valores da temperatura máxima entre os 04/05 graus. Pontualmente, em alguns locais, pode atingir os 30 graus junto ao litoral, mas é pontual. Não tem nada a ver com a situação de verão", alertou.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:46

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã e apartir do final da tarde. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte,soprando moderado (20 a 30 km/h) durante a tarde, de noroeste no litoral oeste a sul do cabo da Roca e de sudoeste na costa sul do Algarve. Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.Pequena subida da temperatura máxima.

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.