sicnot

Perfil

País

Primeiro fim de semana de outono com chuva fraca e temperaturas até 30 graus

O primeiro fim de semana de outono vai ser marcado por alguma nebulosidade, chuva fraca nas regiões do norte e centro e temperaturas máximas a variar entre 27 e 30 graus, adiantou a meteorologista Maria João Frada.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que, para hoje, está previsto céu pouco nublado ou limpo até meio da manhã, pequena subida da temperatura máxima em todo o território do continente e vento fraco.

"Amanhã, sábado, prevê-se mais nebulosidade durante a noite e manhã, sobretudo no litoral norte e centro, mas depois o céu tende a abrir. A partir do final da tarde, na região norte e litoral centro há um aumento da nebulosidade com períodos de chuva que será em geral fraca, aumentando de intensidade ao final do dia no Minho e Douro litoral", adiantou.

De acordo com Maria João Frada, a chuva fraca deve-se à passagem de uma superfície frontal fria que vai afetar o continente a partir do final da tarde de sábado e até ao início da manhã de domingo.

"No domingo, ainda temos alguma nebulosidade nas regiões do norte e centro e depois o céu torna-se pouco nublado. Vamos ter também uma pequena descida dos valores da temperatura máxima", disse.

Segundo Maria João Frada, no fim de semana as temperaturas vão variar entre os 20 e os 27/30 graus Celsius no interior do Alentejo e as mínimas entre os 10 e os 14 graus.

No que diz respeito a segunda-feira, a especialista do IPMA salientou que a tendência é para uma subida gradual das temperaturas máximas.

"Na segunda e terça-feira vamos ter céu pouco nublado com tendência para subida dos valores da temperatura máxima entre os 04/05 graus. Pontualmente, em alguns locais, pode atingir os 30 graus junto ao litoral, mas é pontual. Não tem nada a ver com a situação de verão", alertou.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:46

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã e apartir do final da tarde. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte,soprando moderado (20 a 30 km/h) durante a tarde, de noroeste no litoral oeste a sul do cabo da Roca e de sudoeste na costa sul do Algarve. Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.Pequena subida da temperatura máxima.

  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.