sicnot

Perfil

País

Primeiro fim de semana de outono com chuva fraca e temperaturas até 30 graus

O primeiro fim de semana de outono vai ser marcado por alguma nebulosidade, chuva fraca nas regiões do norte e centro e temperaturas máximas a variar entre 27 e 30 graus, adiantou a meteorologista Maria João Frada.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que, para hoje, está previsto céu pouco nublado ou limpo até meio da manhã, pequena subida da temperatura máxima em todo o território do continente e vento fraco.

"Amanhã, sábado, prevê-se mais nebulosidade durante a noite e manhã, sobretudo no litoral norte e centro, mas depois o céu tende a abrir. A partir do final da tarde, na região norte e litoral centro há um aumento da nebulosidade com períodos de chuva que será em geral fraca, aumentando de intensidade ao final do dia no Minho e Douro litoral", adiantou.

De acordo com Maria João Frada, a chuva fraca deve-se à passagem de uma superfície frontal fria que vai afetar o continente a partir do final da tarde de sábado e até ao início da manhã de domingo.

"No domingo, ainda temos alguma nebulosidade nas regiões do norte e centro e depois o céu torna-se pouco nublado. Vamos ter também uma pequena descida dos valores da temperatura máxima", disse.

Segundo Maria João Frada, no fim de semana as temperaturas vão variar entre os 20 e os 27/30 graus Celsius no interior do Alentejo e as mínimas entre os 10 e os 14 graus.

No que diz respeito a segunda-feira, a especialista do IPMA salientou que a tendência é para uma subida gradual das temperaturas máximas.

"Na segunda e terça-feira vamos ter céu pouco nublado com tendência para subida dos valores da temperatura máxima entre os 04/05 graus. Pontualmente, em alguns locais, pode atingir os 30 graus junto ao litoral, mas é pontual. Não tem nada a ver com a situação de verão", alertou.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:46

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã e apartir do final da tarde. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte,soprando moderado (20 a 30 km/h) durante a tarde, de noroeste no litoral oeste a sul do cabo da Roca e de sudoeste na costa sul do Algarve. Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.Pequena subida da temperatura máxima.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.