sicnot

Perfil

País

Fogo no Zmar "circunscrito a edifício central"

O incêndio deste sábado no parque de campismo Zmar, no concelho de Odemira, está "circunscrito" a um pavilhão central do complexo, onde deflagrou, disse à agência Lusa o comandante operacional distrital de Beja, tenente-coronel Vitor Cabrita.

"O incêndio, que se iniciou durante a tarde no complexo turístico, terá tido início num pavilhão" onde estão situados "o restaurante e o refeitório", indicou.

"E o indício que temos é que terá tido início na cozinha", nesse mesmo pavilhão central, encontrando-se o fogo nas instalações do parque de campismo, às 19:50, "circunscrito a esse edifício central", acrescentou.

Segundo o comandante, o edifício "é todo em madeira", pelo que "a combustão leva algum tempo".

"Estamos a fazer a proteção das posições, para evitar que o incêndio se propague às outras estruturas do complexo turístico", frisou.

O fogo, cujo alerta foi dado aos bombeiros à 17:39, além de afetar o parque de campismo, propagou-se "ao pasto e, depois, a uma área de povoamento florestal".

O combate ao incêndio rural, continuou, mobilizou "meios terrestres e um meio aéreo", mais precisamente um helicóptero, mas este "já saiu do local".

"Ainda não está dominado, mas está a ceder aos meios de combate e pensamos que, rapidamente, possa ser dominado", disse Vitor Cabrita, a propósito das chamas que alastraram ao mato e floresta.

O fogo no Zmar - Eco Campo Resort, a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, no concelho alentejano de Odemira, no distrito de Beja, obrigou à evacuação do espaço.

"Não temos registo de quaisquer feridos", salientou o comandante operacional distrital.

Contactado anteriormente pela Lusa, fonte do Comando Territorial de Beja da GNR também já tinha dito que não havia vítimas a registar.

"O espaço foi evacuado porque o fogo já alastrou e chega à mata", além de ter "destruído vários bungalows", disse a mesma fonte.

No total, o combate às chamas mobilizam 96 operacionais, apoiados por 26 veículos, entre meios dos bombeiros, GNR, AFOCELCA, Instituto Nacional de Emergência Médica e Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O Zmar - Eco Campo Resort é um parque de campismo "amigo do ambiente", perto de Zambujeira do Mar.

Lusa

  • Vídeo amador mostra o fogo a consumir o empreendimento Zmar
    0:48

    País

    As chamas estão a ser combatidas pelos bombeiros de Vila Nova de Milfontes. O fogo começou na parte central do Zmar, uma área de lazer, e alcançou grandes proporções. Veja aqui as imagens de um vídeo amador de um hóspede, João Ildefonso, que teve que deixar o local. As causas do incêndio são por enquanto desconhecidas, sabe-se apenas que até ao momento não há registo de feridos. O fogo estará neste momento controlado.

  • Visitante descreve cenário dantesco no Zmar em Odemira
    3:47

    País

    Um incêndio deflagrou este sábado no parque de campismo Zmar, situado a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira (Beja), obrigando à evacuação do espaço, revelou a GNR. João Ildefonso estava no empreendimento a passar o dia quando as chamas deflagraram e falou em direto com a SIC. Segundo João Ildefonso, as chamas começaram na zona da piscina de ondas e a partir daí começaram a crescer. Oiça aqui o testemunho.

  • Fogo que destruiu parte do Zmar não fez feridos
    1:47

    País

    Um incêndio destruiu este sábado parte do empreendimento turístico Zmar, em Odemira. Ninguém ficou ferido, mas o resort turístico foi evacuado e os bombeiros deslocaram para o local um grande número de meios, incluindo um helicóptero.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.