sicnot

Perfil

País

Fogo no Zmar "circunscrito a edifício central"

O incêndio deste sábado no parque de campismo Zmar, no concelho de Odemira, está "circunscrito" a um pavilhão central do complexo, onde deflagrou, disse à agência Lusa o comandante operacional distrital de Beja, tenente-coronel Vitor Cabrita.

"O incêndio, que se iniciou durante a tarde no complexo turístico, terá tido início num pavilhão" onde estão situados "o restaurante e o refeitório", indicou.

"E o indício que temos é que terá tido início na cozinha", nesse mesmo pavilhão central, encontrando-se o fogo nas instalações do parque de campismo, às 19:50, "circunscrito a esse edifício central", acrescentou.

Segundo o comandante, o edifício "é todo em madeira", pelo que "a combustão leva algum tempo".

"Estamos a fazer a proteção das posições, para evitar que o incêndio se propague às outras estruturas do complexo turístico", frisou.

O fogo, cujo alerta foi dado aos bombeiros à 17:39, além de afetar o parque de campismo, propagou-se "ao pasto e, depois, a uma área de povoamento florestal".

O combate ao incêndio rural, continuou, mobilizou "meios terrestres e um meio aéreo", mais precisamente um helicóptero, mas este "já saiu do local".

"Ainda não está dominado, mas está a ceder aos meios de combate e pensamos que, rapidamente, possa ser dominado", disse Vitor Cabrita, a propósito das chamas que alastraram ao mato e floresta.

O fogo no Zmar - Eco Campo Resort, a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, no concelho alentejano de Odemira, no distrito de Beja, obrigou à evacuação do espaço.

"Não temos registo de quaisquer feridos", salientou o comandante operacional distrital.

Contactado anteriormente pela Lusa, fonte do Comando Territorial de Beja da GNR também já tinha dito que não havia vítimas a registar.

"O espaço foi evacuado porque o fogo já alastrou e chega à mata", além de ter "destruído vários bungalows", disse a mesma fonte.

No total, o combate às chamas mobilizam 96 operacionais, apoiados por 26 veículos, entre meios dos bombeiros, GNR, AFOCELCA, Instituto Nacional de Emergência Médica e Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O Zmar - Eco Campo Resort é um parque de campismo "amigo do ambiente", perto de Zambujeira do Mar.

Lusa

  • Vídeo amador mostra o fogo a consumir o empreendimento Zmar
    0:48

    País

    As chamas estão a ser combatidas pelos bombeiros de Vila Nova de Milfontes. O fogo começou na parte central do Zmar, uma área de lazer, e alcançou grandes proporções. Veja aqui as imagens de um vídeo amador de um hóspede, João Ildefonso, que teve que deixar o local. As causas do incêndio são por enquanto desconhecidas, sabe-se apenas que até ao momento não há registo de feridos. O fogo estará neste momento controlado.

  • Visitante descreve cenário dantesco no Zmar em Odemira
    3:47

    País

    Um incêndio deflagrou este sábado no parque de campismo Zmar, situado a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira (Beja), obrigando à evacuação do espaço, revelou a GNR. João Ildefonso estava no empreendimento a passar o dia quando as chamas deflagraram e falou em direto com a SIC. Segundo João Ildefonso, as chamas começaram na zona da piscina de ondas e a partir daí começaram a crescer. Oiça aqui o testemunho.

  • Fogo que destruiu parte do Zmar não fez feridos
    1:47

    País

    Um incêndio destruiu este sábado parte do empreendimento turístico Zmar, em Odemira. Ninguém ficou ferido, mas o resort turístico foi evacuado e os bombeiros deslocaram para o local um grande número de meios, incluindo um helicóptero.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22