sicnot

Perfil

País

Incêndio no complexo turístico Zmar está dominado

O incêndio que deflagrou este sábado no complexo turístico Zmar, em Odemira, obrigando à evacuação do espaço, já foi dominado pelos bombeiros, revelou à agência Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja.

O fogo, tanto na vertente urbana, nas instalações do parque de campismo, como na vertente rural, visto que as chamas alastraram a uma área de pasto e de povoamento florestal, "já foi dominado, desde as 20:03", disse o CDOS.

No local, para prosseguirem com os trabalhos, acrescentou, "mantêm-se 94 operacionais, auxiliados por 28 viaturas", dos bombeiros, GNR, AFOCELCA, Instituto Nacional de Emergência Médica e Autoridade Nacional da Proteção Civil.

As chamas deflagraram hoje à tarde no complexo turístico Zmar -- Eco Campo Resort, a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, no concelho alentejano de Odemira, no distrito de Beja, tendo os bombeiros recebido o alerta às 17:39.

Em declarações anteriores à Lusa, o comandante operacional distrital de Beja, tenente-coronel Vitor Cabrita, indicou que o incêndio "terá tido início num pavilhão" central do complexo, onde estão situados "o restaurante e o refeitório".

"E o indício que temos é que terá tido início na cozinha", nesse mesmo pavilhão central, acrescentou.

Antes de dominarem as chamas, os bombeiros conseguiram circunscrevê-las "a esse edifício central", feito "todo em madeira" e evitaram que se propagassem "às outras estruturas do complexo turístico".

O fogo, além de afetar o parque de campismo, ganhou também uma dimensão rural, quando se propagou "ao pasto e, depois, a uma área de povoamento florestal", explicou Vitor Cabrita.

O combate ao incêndio rural mobilizou meios terrestres e um helicóptero.

Tanto os bombeiros, como o Comando Territorial de Beja da GNR, não têm registo de quaisquer feridos, devido ao incêndio, que obrigou, contudo, à evacuação do complexo turístico.

O Zmar é um parque de campismo "amigo do ambiente", perto de Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, no distrito de Beja.

Lusa

  • Fogo que destruiu parte do Zmar não fez feridos
    1:47

    País

    Um incêndio destruiu este sábado parte do empreendimento turístico Zmar, em Odemira. Ninguém ficou ferido, mas o resort turístico foi evacuado e os bombeiros deslocaram para o local um grande número de meios, incluindo um helicóptero.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51