sicnot

Perfil

País

PSP detém 124 pessoas na operação Segurança Ativa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou este sábado que, no âmbito da operação Segurança Ativa, deteve 124 pessoas, das quais 74 por condução com excesso de álcool e 13 por falta de habilitação para conduzir.

Em comunicado, a PSD adianta que a operação, de âmbito nacional, realizou-se entre as 07:00 de sexta-feira e as 07:00 deste sábado, e "foi orientada para o reforço policial em zonas de maior fluxo de pessoas, nomeadamente nos interfaces de transportes públicos e nos parques de estacionamento adjacentes, de forma a garantir a segurança dos seus cidadãos nas suas deslocações diárias e, em simultâneo, dissuadir a prática de furtos, roubos, atos de vandalismo ou outros delitos".

No total fora detidas 124 pessoas, dos quais 74 por conduzirem sob o efeito de álcool, 13 por falta de habilitação legal para conduzir, 10 por mandado de detenção, nove por desobediência, seis por tráfico de estupefacientes, quatro por posse de arma ilegal, três por situação irregular em território nacional e duas por furto.

Uma outra pessoa foi detida por agressão a agente e duas por outras situações, refere a PSP.

No âmbito desta operação, foram feitas 19 apreensões de objetos relacionados, incluindo armas brancas.

"Foram ainda elaborados 1.042 autos de contraordenação por infrações no âmbito do Código de Estrada e legislação complementar e 51 autos de contraordenação por outras infrações, acrescenta a PSP.

"Numa ação coordenada, que mobilizou centenas de efetivos policiais, de todos os comandos do país foram ainda verificadas e controladas situações de venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores de idade, tendo sido elaborados cinco autos de notícia de contraordenação", conclui a Polícia de Segurança Pública.

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos únicos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Tiroteio em Espanha causa três mortos

    Mundo

    Um tiroteio na cidade espanhola de Teruel, na região de Aragão, fez esta quinta-feira três mortos, entre os quais dois elementos da Guardia Civil. O atirador está em fuga.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC