sicnot

Perfil

País

Fogo no complexo turístico Zmar em Odemira começou numa camarata

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde no complexo turístico Zmar, em Odemira, distrito de Beja, deve ter começado numa camarata do dormitório dos funcionários, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira, Nazário Viana, adiantou que "há suspeitas de que o incêndio tenha iniciado numa camarata", acrescentando que "não começou na cozinha", como chegou a ser indicado.

Em declarações anteriores à Lusa, o comandante operacional distrital de Beja, tenente-coronel Vítor Cabrita, indicou que o incêndio "terá tido início num pavilhão" central do complexo, onde estão situados "o restaurante e o refeitório".

"E o indício que temos é que terá tido início na cozinha", nesse mesmo pavilhão central, acrescentou no sábado à Lusa.

A Polícia Judiciária está a investigar as causas do incêndio, que obrigou à evacuação do espaço, perto de Zambujeira do Mar, segundo fonte da GNR.

No incêndio, segundo fonte dos bombeiros, arderam também três veículos de funcionários do complexo turístico.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou que o incêndio está em fase de rescaldo desde as 04:34 de hoje, tendo o alerta sido dado às 17:39 de sábado.

Tanto o CDOS, como o Comando Territorial de Beja da GNR, não têm registo de quaisquer feridos, devido ao fogo.

O incêndio provocou "danos avultados" e levou à retirada das instalações de cerca de 700 pessoas, entre clientes, funcionários e convidados de um casamento, revelou um responsável do empreendimento.

João Ribeiro Ferreira, administrador-executivo da Multiparques, empresa proprietária do complexo, disse hoje à Lusa que "os prejuízos são muito avultados", acrescentando que "o seu valor só mais tarde pode ser apurado".

Segundo o responsável da empresa, a área de alojamento deve "reabrir dentro de duas semanas", mas o complexo turístico na sua globalidade "só deve estar a funcionar em abril de 2017".

João Ribeiro Ferreira realçou que "não houve qualquer tipo de dano humano" em resultado do fogo, acrescentando que o empreendimento turístico sofreu, contudo, "danos avultados".

O administrador-executivo da Multiparques referiu ainda que "o incêndio começou numa camarata dos funcionários" do complexo turístico.

O combate ao fogo, que foi dominado às 20:03 de sábado, tanto na sua componente urbana, na estrutura do Zmar, como na vertente rural, uma vez que as chamas se propagaram a uma zona de pasto e de povoamento florestal, envolveu 98 operacionais, com 35 veículos, sobretudo de corporações de bombeiros dos distritos de Beja e de Setúbal, e um helicóptero.

O complexo turístico Zmar - Eco Campo Resort, está situado a poucos quilómetros de Zambujeira do Mar, no concelho alentejano de Odemira, no distrito de Beja.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.