sicnot

Perfil

País

PS quer preservativos gratuitos nas escolas

O grupo parlamentar do PS quer preservativos gratuitos nas escolas do ensino básico e secundário. A lei que prevê a distribuição de contracetivos existe desde 2009 mas nunca foi aplicada.

A lei, aprovada no primeiro Governo de José Sócrates, prevê a criação de gabinetes de apoio ao aluno que tem, entre outras competências, a distribuição de contracetivos não sujeitos a receita médica.

O problema explicou ao jornal Público a deputada do PS, Inês Lamego, é que para os alunos terem acesso aos preservativos ou pílulas, tem de passar pelos centros de saúde. Um procedimento que acentua a inibição dos jovens.

Por outro lado, a dificuldade em garantir o anonimato de quem procura o espaço e os horários muito preenchidos dos alunos são apontados como impedimentos para frequentar os gabinetes de apoio.

Os deputados socialistas pedem por isso alterações e recomendam também a extensão da educação sexual até às universidades e politécnicos.

Segundo um relatório da Direção-geral da Saúde mais de um terço dos jovens diz ter tido relações sexuais sem o uso de preservativo.

  • Dia Mundial da Contraceção
    5:35

    Edição da Manhã

    Em Portugal, 94% das mulheres usam algum método contraceptivo e, apesar de a pílula ser o método mais utilizado, o seu uso tinha caído de 62% em 2005 para 58% em 2015. O Dr. Joaquim Neves, ginecologista e membro da direção da Sociedade Portuguesa da Contraceção, esteve na Edição da Manhã para nos falar melhor da evolução dos métodos contracetivos e do panorama da contraceção em Portugal.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.