sicnot

Perfil

País

PS quer preservativos gratuitos nas escolas

O grupo parlamentar do PS quer preservativos gratuitos nas escolas do ensino básico e secundário. A lei que prevê a distribuição de contracetivos existe desde 2009 mas nunca foi aplicada.

A lei, aprovada no primeiro Governo de José Sócrates, prevê a criação de gabinetes de apoio ao aluno que tem, entre outras competências, a distribuição de contracetivos não sujeitos a receita médica.

O problema explicou ao jornal Público a deputada do PS, Inês Lamego, é que para os alunos terem acesso aos preservativos ou pílulas, tem de passar pelos centros de saúde. Um procedimento que acentua a inibição dos jovens.

Por outro lado, a dificuldade em garantir o anonimato de quem procura o espaço e os horários muito preenchidos dos alunos são apontados como impedimentos para frequentar os gabinetes de apoio.

Os deputados socialistas pedem por isso alterações e recomendam também a extensão da educação sexual até às universidades e politécnicos.

Segundo um relatório da Direção-geral da Saúde mais de um terço dos jovens diz ter tido relações sexuais sem o uso de preservativo.

  • Dia Mundial da Contraceção
    5:35

    Edição da Manhã

    Em Portugal, 94% das mulheres usam algum método contraceptivo e, apesar de a pílula ser o método mais utilizado, o seu uso tinha caído de 62% em 2005 para 58% em 2015. O Dr. Joaquim Neves, ginecologista e membro da direção da Sociedade Portuguesa da Contraceção, esteve na Edição da Manhã para nos falar melhor da evolução dos métodos contracetivos e do panorama da contraceção em Portugal.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.