sicnot

Perfil

País

GNR multou 20 mil condutores este ano por uso indevido do telemóvel

Quase 20 mil condutores foram multados este ano pela GNR por estarem a utilizar o telemóvel durante a condução, indicou esta terça-feira a corporação, para anunciar o reforço da fiscalização a esta infração na quarta-feira.

Além da utilização do telemóvel ao volante, a Guarda Nacional Republicana vai intensificar também, na quarta-feira, a fiscalização ao uso de cintos de segurança e cadeirinhas para bebés, segundo aquela força de segurança.

Em comunicado, a GNR adianta que a operação, denominada "Anjo da Guarda", vai decorrer em todo o país, principalmente nas vias onde estas três infrações são mais frequentes.

A GNR registou, este ano, 19.628 infrações por utilização de telemóvel durante a condução, 19.040 por não utilização do cinto de segurança e 1.473 por falta de sistemas de retenção para crianças (SRC).

As ações de fiscalização vão ser levadas a cabo por militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito.

A GNR refere ainda que realiza diversas operações de "cariz preventivo com o objetivo de alertar os condutores para os riscos associados a estas infrações", principalmente da incorreta ou não utilização do cinto de segurança e SRC, que estão associadas às principais causas de agravamento das lesões provocadas em caso de acidente.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.