sicnot

Perfil

País

Reservas de alojamento na Airbnb em Portugal aumentaram 76% no verão

reuters

Cerca de 705 mil visitantes reservaram alojamento (quartos ou casas) em Portugal nos meses de verão através da plataforma 'online' Airbnb, o que representou um crescimento de 76% face ao mesmo período de 2015, divulgou hoje a empresa.

Segundo dados da Airbnb enviados à agência Lusa, referentes aos meses de junho, julho e agosto, 657 mil destes hóspedes eram estrangeiros, oriundos de países como França (164.300), Espanha (70.000), Reino Unido (52.400), Alemanha (46.300) e Estados Unidos da América (35.500).

Estes visitantes ficaram, em média, 4,6 noites no país, acrescenta a plataforma, salientando que este valor se situa "acima da média europeia, de 4,3".

De acordo com a empresa, o destino com mais reservas no país foi Lisboa, que se tornou na "quarta cidade europeia mais requisitada", atrás de Barcelona, Paris e Londres.

Para isso, contribuíram as estadias dos turistas vindos de França (91.177), Espanha (28.000), Alemanha (24.400), Holanda (15.300) e Itália (12.300).

Do total de visitantes no país neste período - 705 mil -, apenas 48.200 eram portugueses, que optaram em grande parte por Lisboa (8.800), Lagos (5.500), Faro (5.000), Porto (4.600) e Tavira (3.600).

"O turismo doméstico duplicou face ao mesmo período do ano passado", frisa a Airbnb.

Além destes, perto de outros 50 mil portugueses reservaram alojamento através da plataforma no estrangeiro, em países como Espanha (14.255), Itália (6.800), França (6.200), Reino Unido (3.000) e Croácia (2.900).

"No total - viajantes portugueses domésticos e que viajaram para o estrangeiro -, cerca de 100.000 portugueses utilizaram a Airbnb para viajar no verão de 2016, quase o dobro do ano anterior", observa a empresa sediada na Califórnia, Estados Unidos.

Em toda a Europa, entre 01 de junho e 31 de agosto, mais de 16 milhões de pessoas usaram a Airbnb para reservar alojamento, o que significou um acréscimo "superior a 70% face ao mesmo período do ano anterior".

"Os dados deste verão mostram também que cada vez mais cidadãos europeus decidem viajar dentro do seu próprio continente", já que, do total, 12,5 milhões eram hóspedes deste continente, adianta a empresa na informação hoje divulgada.

Também aqui se registou um aumento face ao ano passado, na ordem dos 83%.

O país com mais reservas foi França (3,6 milhões), seguido de Itália (2,4 milhões), Espanha (2,2 milhões), Reino Unido (1,6 milhões) e Portugal.

"Até ao momento, mais de 100 milhões de pessoas alojaram-se em diferentes lugares do mundo em casas de anfitriões que anunciam na Airbnb", refere a empresa, concluindo que, no ano passado, "os anfitriões portugueses deram as boas-vindas a quase um milhão de hóspedes de todo o mundo".

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • As polémicas do primeiro mês de Donald Trump como Presidente
    3:17
  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.