sicnot

Perfil

País

Antiga escola de Reguengos de Monsaraz transformada em Clube Dark Sky

Dark Sky Alqueva

Um observatório astronómico, com telescópios, e uma sala para palestras são valências da sede da Reserva Dark Sky Alqueva, a inaugurar na sexta-feira, numa antiga escola primária de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.

A escola primária de Cumeada, desativada "há 10 ou 12 anos", segundo explicou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, foi recuperada pelo município, num investimento de 75 mil euros, financiado a 85% por fundos comunitários.

"Esta era a única escola primária desativada no concelho que não estava recuperada", mas, agora, "será uma infraestrutura ao serviço da comunidade, promovendo o turismo astronómico", realçou o autarca.

No âmbito deste projeto de requalificação da câmara, enquanto parceiro da Reserva Dark Sky Alqueva, a escola vai transformar-se no Clube Dark Sky, com uma sala para palestras e um observatório astronómico, com telescópios adquiridos pela autarquia.

"Recuperámo-la e acrescentámos-lhe uma zona de observatório, com um telescópio de maiores dimensões e características e uma estrutura de teto amovível, para se poderem fazer as observações astronómicas", explicou José Calixto.

A inauguração da sede está agendada para sexta-feira, a partir das 19:00, e integra vários momentos, devendo ser presidida pelos secretários de Estado das Autarquias Locais e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Carlos Miguel e Maria Fernanda Rollo, respetivamente, revelou hoje o município.

Segundo José Calixto, a recuperação do edifício permitiu manter "todos os traços de uma escola primária do Estado Novo", mas adaptou-a "para um fim completamente diferente".

A partir de agora, destacou, "sempre que um grupo chegar ao território Dark Sky Alqueva" ou que "algum turista queira uma informação sobre onde é que se pode dirigir para fazer as suas observações", já dispõe de "um ponto de receção e uma primeira abordagem" ao turismo astronómico, graças à sede na aldeia de Cumeada, na União de Freguesias de Campo e Campinho.

"Esta infraestrutura leva as pessoas a usufruírem de uma parte mais a sul do concelho, que também tem todas as condições", afiançou, argumentando ainda ter "a ideia" de que este deverá ser "o fim mais improvável para uma escola primária do antigo regime".

Gerida pela Genuineland, a Reserva Dark Sky Alqueva foi o primeiro sítio do mundo, em 2011, a obter a Certificação Starlight Tourism Destination, atribuída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pela Organização Mundial do Turismo.

O projeto abrange seis municípios do Alentejo (Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos), que, por terem baixa "poluição luminosa", permitem uma observação astronómica de excelência.

"Com esta reserva pretende-se criar um produto turístico diferenciado, preservar e conservar o ambiente e obter compromissos claros no âmbito da sustentabilidade económica e ambiental, como a redução da fatura energética e o posicionamento privilegiado em novos mercados que tenham impactos positivos na região", explicou a câmara municipal.

Lusa

  • Observação dos astros em Alqueva
    3:53

    Economia Verde

    A região de Alqueva é a única Reserva "Dark Sky" em Portugal. Certificada como destino turístico para a observação de astros, pela reduzida poluição luminosa e boas condições para a pratica da astronomia, atrai ao grande lago cada vez mais turistas nacionais e estrangeiros.

  • Astroturismo em Alqueva
    2:16

    Vida

    A zona do Alqueva, no Alentejo, foi considerada pela UNESCO e pela Organização Mundial do Turismo como uma das melhores do mundo para a observação de estrelas. A aposta da região é agora o astroturismo.

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.