sicnot

Perfil

País

Antiga escola de Reguengos de Monsaraz transformada em Clube Dark Sky

Dark Sky Alqueva

Um observatório astronómico, com telescópios, e uma sala para palestras são valências da sede da Reserva Dark Sky Alqueva, a inaugurar na sexta-feira, numa antiga escola primária de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.

A escola primária de Cumeada, desativada "há 10 ou 12 anos", segundo explicou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, foi recuperada pelo município, num investimento de 75 mil euros, financiado a 85% por fundos comunitários.

"Esta era a única escola primária desativada no concelho que não estava recuperada", mas, agora, "será uma infraestrutura ao serviço da comunidade, promovendo o turismo astronómico", realçou o autarca.

No âmbito deste projeto de requalificação da câmara, enquanto parceiro da Reserva Dark Sky Alqueva, a escola vai transformar-se no Clube Dark Sky, com uma sala para palestras e um observatório astronómico, com telescópios adquiridos pela autarquia.

"Recuperámo-la e acrescentámos-lhe uma zona de observatório, com um telescópio de maiores dimensões e características e uma estrutura de teto amovível, para se poderem fazer as observações astronómicas", explicou José Calixto.

A inauguração da sede está agendada para sexta-feira, a partir das 19:00, e integra vários momentos, devendo ser presidida pelos secretários de Estado das Autarquias Locais e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Carlos Miguel e Maria Fernanda Rollo, respetivamente, revelou hoje o município.

Segundo José Calixto, a recuperação do edifício permitiu manter "todos os traços de uma escola primária do Estado Novo", mas adaptou-a "para um fim completamente diferente".

A partir de agora, destacou, "sempre que um grupo chegar ao território Dark Sky Alqueva" ou que "algum turista queira uma informação sobre onde é que se pode dirigir para fazer as suas observações", já dispõe de "um ponto de receção e uma primeira abordagem" ao turismo astronómico, graças à sede na aldeia de Cumeada, na União de Freguesias de Campo e Campinho.

"Esta infraestrutura leva as pessoas a usufruírem de uma parte mais a sul do concelho, que também tem todas as condições", afiançou, argumentando ainda ter "a ideia" de que este deverá ser "o fim mais improvável para uma escola primária do antigo regime".

Gerida pela Genuineland, a Reserva Dark Sky Alqueva foi o primeiro sítio do mundo, em 2011, a obter a Certificação Starlight Tourism Destination, atribuída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pela Organização Mundial do Turismo.

O projeto abrange seis municípios do Alentejo (Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos), que, por terem baixa "poluição luminosa", permitem uma observação astronómica de excelência.

"Com esta reserva pretende-se criar um produto turístico diferenciado, preservar e conservar o ambiente e obter compromissos claros no âmbito da sustentabilidade económica e ambiental, como a redução da fatura energética e o posicionamento privilegiado em novos mercados que tenham impactos positivos na região", explicou a câmara municipal.

Lusa

  • Observação dos astros em Alqueva
    3:53

    Economia Verde

    A região de Alqueva é a única Reserva "Dark Sky" em Portugal. Certificada como destino turístico para a observação de astros, pela reduzida poluição luminosa e boas condições para a pratica da astronomia, atrai ao grande lago cada vez mais turistas nacionais e estrangeiros.

  • Astroturismo em Alqueva
    2:16

    Vida

    A zona do Alqueva, no Alentejo, foi considerada pela UNESCO e pela Organização Mundial do Turismo como uma das melhores do mundo para a observação de estrelas. A aposta da região é agora o astroturismo.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.