sicnot

Perfil

País

Escola Segura já deteve 140 pessoas desde início do ano escolar

A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito do programa Escola Segura, já deteve mais de 140 pessoas, apreendeu mais de 4.000 doses de droga e 17 armas desde o arranque do ano letivo.

Segundo a PSP, desde o início das atividades letivas, o Escola Segura, que tem por missão garantir a segurança de 3.400 estabelecimentos de ensino, os agentes afetos ao programa já realizaram cerca de 880 contactos individuais, 240 ações de sensibilização e 580 operações a nível nacional, "nas imediações das escolas e nos percursos casa-escola dos alunos, pais, professores e auxiliares de ação educativa, com o intuito de prevenir a criminalidade, a delinquência e os riscos de segurança ligados à condução".

Nas ações "especificamente orientadas para a comunidade escolar", a PSP apreendeu "mais de 4.270 doses de droga e 17 armas", tendo ainda detido mais de 140 pessoas, "a maioria das quais por condução com excesso de álcool (40) e tráfico de droga (35)".

A PSP registou ainda "mais de 2.140 contraordenações rodoviárias e cerca de 30 por incumprimento de legislação sobre estabelecimentos, sendo a maioria por consumo de droga".

De acordo com os números da polícia, o programa garante todos os anos a segurança de cerca de 3.400 estabelecimentos de ensino do pré-escolar ao ensino universitário e profissional, que abrangem quase 1.100.000 alunos e 144.000 professores e auxiliares.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.