sicnot

Perfil

País

Portugal pode ser levado a tribunal por atraso no reconhecimento de qualificações profissionais

A Comissão Europeia enviou hoje um parecer fundamentado a Portugal, entre outros países, solicitando a adoção da legislação europeia sobre o reconhecimento de qualificações profissionais, sob pena de a questão subir ao Tribunal de Justiça da UE.

No total, a iniciativa de Bruxelas visou 14 países que ainda não transpuseram para a legislação nacional o novo sistema de reconhecimento de qualificações profissionais, que simplifica as regas e acelera os procedimentos.

A transposição completa da legislação, que deveria estar concluída até 18 de janeiro último, ainda não foi notificada a Bruxelas pela Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Luxemburgo, Malta, Portugal e Reino Unido.

Com o envio do parecer fundamentado, os Estados-membros em causa têm dois meses para dar conta da adoção do regulamento, sob pena de a questão ser levada perante o Tribunal de Justiça da UE.

Lusa

  • Manchester canta "Don't Look Back in Anger" dos Oasis
    1:11

    Ataque em Manchester

    O Reino Unido cumpriu esta manhã, às 11:00, um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque de segunda-feira em Manchester. Nesta cidade britânica, uma mulher começou a cantar a canção dos Oasis "Don't Look Back in Anger" e a multidão logo se juntou, num momento tocante.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Mexicana vence ultramaratona a correr de sandálias e de saia

    Desporto

    Uma mexicana venceu uma ultramaratona de 50 quilómetros a correr de saia e sandálias de borracha. María Lorena Ramírez, de 22 anos, não é atleta profissional, nem recebeu treino específico para a Ultra Trail Cerro Rojo, prova que venceu, mas pertence à tribo Tarahumara, com uma longa e invulgar tradição de excelentes corredores.

    SIC

  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36