sicnot

Perfil

País

Oito concelhos em risco máximo de incêndio

Oito concelhos dos distritos de Santarénm, Castelo Branco, Leiria e Coimbra estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo a informação disponível na página da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, em risco 'Máximo' de incêndio estão os concelhos de Sardoal e Mação (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Pedrógão Grande (Leiria) e Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra).

O instituto colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio dezenas de concelhos de norte a sul do país, à exceção dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e de alguns concelhos dos distritos de Beja, Portalegre e Évora.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro até meio da manhã, e uma descida da temperatura, em especial da máxima.

Na Madeira haverá períodos de céu muito nublado, vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte e também uma pequena descida da temperatura.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, vento fraco e períodos de chuva durante a tarde.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão varia entre os 15.º e os 24.º Celsius, no Porto entre os 13.º e os 20.º, em Coimbra entre os 12.º e os 22.º. em Vila Reasl entre os 11.º e os 21.º e em Bragança entre os 9.º e os 21.º.

No sul, as temperaturas vão variar entre os 13.º e os 21.º em Évora e os 14.º, os 21.º em Beja e os 18.º e os 27.º em Faro.

Em Ponta delgada as temperaturas vão variar entre os 18.º e os 24.º e no Funchal entre os 20.º e os 25.º.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".