sicnot

Perfil

País

Oito concelhos em risco máximo de incêndio

Oito concelhos dos distritos de Santarénm, Castelo Branco, Leiria e Coimbra estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo a informação disponível na página da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, em risco 'Máximo' de incêndio estão os concelhos de Sardoal e Mação (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Pedrógão Grande (Leiria) e Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra).

O instituto colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio dezenas de concelhos de norte a sul do país, à exceção dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e de alguns concelhos dos distritos de Beja, Portalegre e Évora.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro até meio da manhã, e uma descida da temperatura, em especial da máxima.

Na Madeira haverá períodos de céu muito nublado, vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte e também uma pequena descida da temperatura.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, vento fraco e períodos de chuva durante a tarde.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão varia entre os 15.º e os 24.º Celsius, no Porto entre os 13.º e os 20.º, em Coimbra entre os 12.º e os 22.º. em Vila Reasl entre os 11.º e os 21.º e em Bragança entre os 9.º e os 21.º.

No sul, as temperaturas vão variar entre os 13.º e os 21.º em Évora e os 14.º, os 21.º em Beja e os 18.º e os 27.º em Faro.

Em Ponta delgada as temperaturas vão variar entre os 18.º e os 24.º e no Funchal entre os 20.º e os 25.º.

Lusa

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09