sicnot

Perfil

País

TAAG vai investigar caso de funcionário da Portway fechado no porão de avião

O presidente do Conselho de Administração da transportadora angolana TAAG garantiu hoje que vai ser aberto um inquérito ao incidente com o avião da companhia que aterrou de emergência em Lisboa com um funcionário da Portway no porão.

Peter Hill falava à margem da cerimónia de receção em Luanda, do novo Boeing 777-300 ER da companhia, que aterrou na capital angolana cerca das 13:30, vindo dos Estados Unidos, e no qual viajava.

"Não sabia disso. Não é preciso dizer, mas vai ser aberto um inquérito", afirmou, questionado sobre o incidente.

Um avião da TAAG aterrou hoje de emergência em Lisboa após ter sido comunicado que um funcionário da Portway tinha ficado encerrado no porão da aeronave quando esta descolou no Porto, disse à agência Lusa fonte da ANA - Aeroportos de Portugal.

"Temos de saber porquê, com certeza vão ter respostas muito em breve", afirmou.

Segundo a mesma fonte da ANA - Aeroportos de Portugal, o avião da TAAG aterrou de emergência no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, às 10:58, depois de ter descolado às 10:14 do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, local onde foi detetada a falta do funcionário da Portway Handling de Portugal, após a aeronave ter levantado voo com destino a Luanda.

Informado o comandante do avião da TAAG de que o funcionário estaria fechado no porão, este aterrou a aeronave em Lisboa, tendo o trabalhador da Portway sido retirado, assistido na placa do aeroporto Humberto Delgado e transportado para o Hospital de Santa Maria para observação.

O avião da TAAG prosseguiu a sua viagem para Luanda.

A fonte adiantou que foi aberto um inquérito para averiguar a ocorrência.

Por acordo com o Governo angolano, a TAAG é gerida desde 2015 pela Emirates.

Lusa

  • Avião aterra de emergência em Lisboa com funcionário esquecido no porão

    País

    Um avião da TAAG, a companhia aérea de Angola, aterrou esta manhã de emergência em Lisboa devido à presença de um trabalhador da Portway no porão. O aparelho, um Boeing 777, seguia do Porto para Luanda quando foi desviado para a Portela. A aterragem de emergência, apurou a SIC, foi decidida depois da Portway ter comunicado a falta do trabalhador, já com o avião no ar.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.