sicnot

Perfil

País

Derrame de combustível no mar obriga a medidas de contenção no porto de Sines

Um derrame de combustível ocorrido domingo no mar, junto ao porto de Sines, está a ser alvo de contenção e remoção, confirmou esta segunda-feira a administração portuária, estando a Polícia Marítima a investigar a origem da ocorrência.

Contactada pela agência Lusa, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) confirmou a situação, assegurando que, "ao ser detetada a ocorrência, foram colocados em ação todos os meios especializados disponíveis e o produto já foi contido e está a ser recolhido".

Alegando não dispor ainda de dados concretos, o capitão do Porto de Sines, José Velho Gouveia, adiantou à agência Lusa terem sido derramadas "algumas toneladas" de "fuel oil", combustível usado por navios, junto ao terminal de contentores do porto de Sines.

"Não temos ainda uma estimativa correta da quantidade de produto que está lá, sabemos que é ´fuel oil` de média densidade, não é gasóleo", especificou.

No local, estão a decorrer trabalhos de contenção e de remoção do combustível, a cargo da APS, mas que poderão não ser suficientes, referiu.

"A APS, que é quem tem a responsabilidade neste tipo de situações, movimentou imediatamente os meios que tem disponíveis para o local, foram colocadas barreiras de contenção do produto à volta de dois navios que se suspeita que estejam na origem deste episódio de poluição e conteve-se ali o produto", relatou.

O comandante do Porto de Sines adiantou que já foi colocada, entretanto, uma segunda barreira "a fechar o terminal".

"Neste momento, o que se está a tentar fazer é recolher o mais rapidamente possível o produto, que está contido no terminal de contentores com as barreiras colocadas pela APS, mas a recolha do produto tem estado a ser feita por um equipamento e vai ser preciso mais meios", referiu.

A hipótese de "recorrer a mais entidades" para a recolha do combustível do mar está ainda a "ser estudada" com a APS.

"Ainda estamos a analisar isso, mas é provável que numa primeira abordagem seja (pedida ajuda) ao Serviço de Combate à Poluição da Direção Geral da Autoridade Marítima", acrescentou.

Com a movimentação de navios parada no terminal, a Polícia Marítima está a investigar a origem do derrame, estando previstas "inquirições aos comandantes dos navios", um "porta-contentores da MSC" e uma embarcação que o "estava a abastecer de combustível", que "parecem estar na origem do problema".

"Enquanto não estivermos satisfeitos com o que eles nos disserem, provavelmente os navios não saem (do termina), apontou.

Segundo esclareceu o capitão do porto de Sines, a ocorrência está classificada relativamente à gravidade como "grau quatro", "o mais baixo", no âmbito do Plano Mar Limpo.

"No grau quatro trata-se de pequenos derrames que são normalmente contidos e solucionados pelas administrações dos portos, portanto este é o grau mais baixo (sendo o grau um o mais grave)", esclareceu.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Buscas no Benfica? "A Justiça está a funcionar"
    0:18

    Desporto

    Bruno de Carvalho reagiu esta quinta-feira às buscas efetuadas no Benfica. À saída de uma audiência no Ministério da Educação, o presidente do Sporting abordou o tema para dizer que é sinal de que a justiça está a funcionar.

  • Este foi provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC