sicnot

Perfil

País

Guilherme d'Oliveira Martins entre os condecorados do 5 de Outubro

O ex-presidente do Tribunal de Contas Guilherme d'Oliveira Martins será condecorado nas cerimónias do 5 de Outubro, juntando-se a Manuel Alegre e ao anterior presidente do Tribunal Constitucional Joaquim Sousa Ribeiro que também receberão insígnias.

Segundo fonte de Belém, Guilherme d'Oliveira Martins receberá a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que distingue serviços relevantes prestados ao país, na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal.

Contrariamente ao que tinha sido divulgado, nas cerimónias do 5 de Outubro não deverá será condecorada a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), ficando a atribuição das insígnias adiada para data posterior por razões de agenda da direção desta entidade.

Nas cerimónias comemorativas da Implantação da República, será ainda condecorado o histórico dirigente socialista Manuel Alegre, com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago da Espada, e o ex-presidente do Tribunal Constitucional Joaquim Sousa Ribeiro, que vai receber a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Ao antigo presidente da Assembleia da República Barbosa de Melo, o chefe de Estado vai atribuir postumamente a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.