sicnot

Perfil

País

Guilherme d'Oliveira Martins entre os condecorados do 5 de Outubro

O ex-presidente do Tribunal de Contas Guilherme d'Oliveira Martins será condecorado nas cerimónias do 5 de Outubro, juntando-se a Manuel Alegre e ao anterior presidente do Tribunal Constitucional Joaquim Sousa Ribeiro que também receberão insígnias.

Segundo fonte de Belém, Guilherme d'Oliveira Martins receberá a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que distingue serviços relevantes prestados ao país, na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal.

Contrariamente ao que tinha sido divulgado, nas cerimónias do 5 de Outubro não deverá será condecorada a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), ficando a atribuição das insígnias adiada para data posterior por razões de agenda da direção desta entidade.

Nas cerimónias comemorativas da Implantação da República, será ainda condecorado o histórico dirigente socialista Manuel Alegre, com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago da Espada, e o ex-presidente do Tribunal Constitucional Joaquim Sousa Ribeiro, que vai receber a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Ao antigo presidente da Assembleia da República Barbosa de Melo, o chefe de Estado vai atribuir postumamente a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.