sicnot

Perfil

País

Guilherme d'Oliveira Martins entre os condecorados do 5 de Outubro

O ex-presidente do Tribunal de Contas Guilherme d'Oliveira Martins será condecorado nas cerimónias do 5 de Outubro, juntando-se a Manuel Alegre e ao anterior presidente do Tribunal Constitucional Joaquim Sousa Ribeiro que também receberão insígnias.

Segundo fonte de Belém, Guilherme d'Oliveira Martins receberá a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que distingue serviços relevantes prestados ao país, na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal.

Contrariamente ao que tinha sido divulgado, nas cerimónias do 5 de Outubro não deverá será condecorada a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), ficando a atribuição das insígnias adiada para data posterior por razões de agenda da direção desta entidade.

Nas cerimónias comemorativas da Implantação da República, será ainda condecorado o histórico dirigente socialista Manuel Alegre, com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago da Espada, e o ex-presidente do Tribunal Constitucional Joaquim Sousa Ribeiro, que vai receber a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Ao antigo presidente da Assembleia da República Barbosa de Melo, o chefe de Estado vai atribuir postumamente a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Lusa

  • Autárquicas: Ao 2º dia, "Atrás das Câmaras" em Fátima
    1:44
  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.