sicnot

Perfil

País

Jardim Botânico de Lisboa encerra para obras e só reabre dentro de seis meses

O Jardim Botânico de Lisboa, com entrada na Rua da Escola Politécnica, encerra esta segunda-feira ao público para obras de requalificação e deverá reabrir dentro de seis meses, anunciou o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC).

"O Jardim Botânico fecha hoje ao público e o período de obra tem a duração prevista de seis meses. A intervenção prevê melhorias ao nível de quatro grandes áreas: nos sistemas de rega e de circulação de água, no sistema de recolha de águas pluviais, na instalação de cablagens para iluminação e internet e no arranjo dos caminhos e instalação de torniquetes", refere o MNHNC num comunicado hoje divulgado.

A requalificação do Jardim Botânico de Lisboa foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Lisboa 2013, na categoria até 500 mil euros, tendo sido a proposta mais votada, com 7.500 dos cerca de 35.900 votos recebidos na edição desse ano.

Com as obras de requalificação, "será ainda melhorado o espaço para a futura esplanada, na entrada do Jardim e criado um pequeno anfiteatro ao ar livre, para a programação de eventos culturais".

Além disso, "o portão que dá acesso à Rua da Alegria permitirá a saída dos visitantes e a instalação de equipamento básico, como bebedouros e papeleiras, está também contemplada nesta primeira fase do projeto".

Numa outra fase de requalificação, "que passará pela captação de outras fontes de financiamento, incluir-se-á a criação e melhoria de infraestruturas de apoio ao visitante, nomeadamente, áreas de acolhimento para grupos, zonas de apoio e de lazer, como a esplanada e a sinalética".

O Jardim Botânico de Lisboa faz parte do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.