sicnot

Perfil

País

Jardim Botânico de Lisboa encerra para obras e só reabre dentro de seis meses

O Jardim Botânico de Lisboa, com entrada na Rua da Escola Politécnica, encerra esta segunda-feira ao público para obras de requalificação e deverá reabrir dentro de seis meses, anunciou o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC).

"O Jardim Botânico fecha hoje ao público e o período de obra tem a duração prevista de seis meses. A intervenção prevê melhorias ao nível de quatro grandes áreas: nos sistemas de rega e de circulação de água, no sistema de recolha de águas pluviais, na instalação de cablagens para iluminação e internet e no arranjo dos caminhos e instalação de torniquetes", refere o MNHNC num comunicado hoje divulgado.

A requalificação do Jardim Botânico de Lisboa foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Lisboa 2013, na categoria até 500 mil euros, tendo sido a proposta mais votada, com 7.500 dos cerca de 35.900 votos recebidos na edição desse ano.

Com as obras de requalificação, "será ainda melhorado o espaço para a futura esplanada, na entrada do Jardim e criado um pequeno anfiteatro ao ar livre, para a programação de eventos culturais".

Além disso, "o portão que dá acesso à Rua da Alegria permitirá a saída dos visitantes e a instalação de equipamento básico, como bebedouros e papeleiras, está também contemplada nesta primeira fase do projeto".

Numa outra fase de requalificação, "que passará pela captação de outras fontes de financiamento, incluir-se-á a criação e melhoria de infraestruturas de apoio ao visitante, nomeadamente, áreas de acolhimento para grupos, zonas de apoio e de lazer, como a esplanada e a sinalética".

O Jardim Botânico de Lisboa faz parte do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.