sicnot

Perfil

País

Astronautas por uma semana, o faz-de-conta começa hoje

Comer e treinar como os astronautas ou observar astros e satélites são algumas das atividades dirigidas aos jovens, em Portugal, na Semana Mundial do Espaço, uma iniciativa anual da ONU, que começa esta terça-feira.

O evento, que decorre até 10 de outubro, tem, este ano, como tema principal a deteção remota e as suas implicações para o futuro da observação da Terra.

Numa das atividades, "O espaço vai à escola", investigadores e engenheiros vão falar para plateias de alunos sobre evolução das estrelas, das galáxias e do Universo, tempestades solares e clima, sondas e satélites, exploração de planetas, buracos negros e viagens no tempo.

Noutro projeto, em "A escola vai ao espaço", estudantes do ensino secundário terão oportunidade de visitar a Agência Europeia de Segurança Marítima, em Lisboa.

Em dois "workshops", no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, os participantes vão ficar a saber, e experimentar, o que comem os astronautas e como se preparam para uma viagem pelo espaço.

O filme "Perdido em Marte", que aborda as possíveis dificuldades de uma missão tripulada a Marte, servirá de ponto de partida, esta terça-feira, para um debate sobre os limites da ciência e da ficção.

A Semana Mundial do Espaço foi instituída, em 1999, pela Assembleia-Geral das Nações Unidas para celebrar os contributos da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria da condição humana.

Em Portugal, a iniciativa é assegurada através da parceria entre a agência espacial europeia ESA e a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Todas as atividades do programa são gratuitas.

Com Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.