sicnot

Perfil

País

Astronautas por uma semana, o faz-de-conta começa hoje

Comer e treinar como os astronautas ou observar astros e satélites são algumas das atividades dirigidas aos jovens, em Portugal, na Semana Mundial do Espaço, uma iniciativa anual da ONU, que começa esta terça-feira.

O evento, que decorre até 10 de outubro, tem, este ano, como tema principal a deteção remota e as suas implicações para o futuro da observação da Terra.

Numa das atividades, "O espaço vai à escola", investigadores e engenheiros vão falar para plateias de alunos sobre evolução das estrelas, das galáxias e do Universo, tempestades solares e clima, sondas e satélites, exploração de planetas, buracos negros e viagens no tempo.

Noutro projeto, em "A escola vai ao espaço", estudantes do ensino secundário terão oportunidade de visitar a Agência Europeia de Segurança Marítima, em Lisboa.

Em dois "workshops", no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, os participantes vão ficar a saber, e experimentar, o que comem os astronautas e como se preparam para uma viagem pelo espaço.

O filme "Perdido em Marte", que aborda as possíveis dificuldades de uma missão tripulada a Marte, servirá de ponto de partida, esta terça-feira, para um debate sobre os limites da ciência e da ficção.

A Semana Mundial do Espaço foi instituída, em 1999, pela Assembleia-Geral das Nações Unidas para celebrar os contributos da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria da condição humana.

Em Portugal, a iniciativa é assegurada através da parceria entre a agência espacial europeia ESA e a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Todas as atividades do programa são gratuitas.

Com Lusa

  • Confrontos entre adeptos do Benfica e do SC Braga
    5:33

    Desporto

    Os adeptos do Benfica e do Sporting de Braga envolveram-se em confrontos num parque de estacionamento nas imediações do Estádio do Braga. O tumulto ocorreu por volta das 17:30 da tarde. O repórter da SIC Miguel Mota esteve no local onde contou o que aconteceu.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.