sicnot

Perfil

País

Atividade no Porto de Sines retomada após derrame de combustível

O terminal de contentores do Porto de Sines retomou esta quarta-feira parcialmente a atividade, podendo já receber navios, enquanto decorrem ainda os trabalhos de contenção e de remoção do combustível derramado no mar, anunciou a administração portuária.

"Às 17:00 foi parcialmente retomada a atividade operacional no terminal", informou, numa mensagem escrita enviada à agência Lusa, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

A entrada de navios no terminal de contentores do Porto de Sines foi interrompida na noite de domingo, após ter sido detetado um derrame de combustível no mar, para permitir a contenção e remoção do produto.

A partir de hoje está operacional o cais "feeder", com um comprimento de 200 metros, destinado a navios mais pequenos, e parte do cais que permite receber os maiores porta-contentores do mundo.

Embora ainda não esteja funcional a cem por cento, o terminal de contentores, que em média recebe 103 navios por ano, pode a partir de hoje voltar a operar os maiores porta-contentores do mundo, com capacidade até 14 mil TEU (medida padrão equivalente a contentores com 20 pés de cumprimento).

Na terça-feira, cinco navios aguardavam ao largo de Sines a reabertura do terminal.

No terminal XXI, como também é designado, continuam os dois navios que poderão estar na origem do derrame, o porta-contentores "MSC Patrícia" e o reabastecedor de combustível "Baía 3", que lá vão permanecer até a situação ser esclarecida, reafirmou hoje, em declarações à agência Lusa, o comandante do Porto de Sines, José Velho Gouveia.

"Estamos a tratar do inquérito, só amanhã vamos ouvir os responsáveis do 'Baía 3' e estamos a fazer as diligências necessárias [à investigação]", referiu.

O comandante do "MSC Patrícia" e o chefe da casa das máquinas já foram ouvidos no âmbito do inquérito conduzido pela Polícia Marítima, que está a investigar a ocorrência.

O derrame de "algumas toneladas" de combustível ocorrido na noite de domingo no mar está desde então a ser alvo de trabalhos de contenção e de remoção, que se vão prolongar pelos próximos dias, a cargo da APS, com o apoio da Autoridade Marítima.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16