Bloco exige "rendimento digno" para cidadãos com deficiência em "pobreza extrema"
SIC
07.10.2016 11h39
O deputado do BE Jorge Falcato questionou hoje se em 2017 as pessoas com deficiência terão assegurado "um rendimento digno" através da prestação única que assegure que aqueles cidadãos saiam "da situação de pobreza extrema em que se encontram".
"Todas as pessoas com deficiência vão ter assegurado um rendimento digno a partir de janeiro de 2017? A prestação única vai mesmo assegurar que todas as pessoas com deficiência saiam da situação de pobreza extrema em que se encontram?", questionou Jorge Falcato na abertura de um debate de interpelação ao Governo convocado pelo Bloco de Esquerda sobre "políticas para a deficiência".
Jorge Falcato tornou-se hoje a primeira pessoa com deficiência em cadeira de rodas a usar o púlpito do Parlamento, embora uma das plataformas não tenha funcionado devidamente e o deputado tenha caído, sendo assistido por funcionários e pelo líder parlamentar do BE.
Nesta sua intervenção a partir do púlpito, o deputado bloquista sublinhou que a "implementação da vida independente" é "fundamental para a emancipação das pessoas com deficiência e um contributo importante para se iniciar uma verdadeira política de desinstitucionalização".
"O primeiro passo foi dado com a inscrição no Orçamento do Estado, por proposta do BE, do lançamento, ainda este ano, de projetos-piloto de vida independente", afirmou.
Esses projetos-piloto, declarou, terão de passar por "pagamentos diretos à pessoa com deficiência, direito de escolha da assistência pessoal pelo utilizador" e por assegurar o número de horas de assistência pessoal necessárias a todas as atividades da vida diária".
"O que queremos saber é se estes princípios serão assegurados e quando vão abrir as candidaturas para a implementação destes projetos. Queremos saber quando é que as pessoas com deficiência têm hipótese de mandar nas suas próprias vidas", reclamou.
Jorge Falcato defendeu ainda que "o sistema de atribuição de produtos de apoio continua um calvário burocrático sem resposta em tempo útil, onde ainda se continua a invocar a falta de verbas para recusar pedidos".
"A formação profissional inclusiva é ainda uma miragem. A educação inclusiva, onde se deveriam estar a construir as bases de uma verdadeira inclusão social, não está a cumprir essa função", exigiu.
O deputado bloquista sublinhou também que "a legislação sobre acessibilidade não está a ser respeitada, por incúria e desleixo dos responsáveis, mas também por falta de recursos disponíveis para tal".
Lusa
Relacionados
- 0:43
Deputado cai ao usar pela primeira vez plataforma para cadeira de rodas na tribuna
Um deputado em cadeira de rodas interveio pela primeira vez na tribuna do Parlamento. Mas ao dirigir-se para o púlpito, houve um problema com a plataforma e Jorge Falcato acabou por cair.
Na Homepage
-
10 feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais
A embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram já resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia.
Em atualização
19.04.2018 às 13h55
-
Professores manifestam-se contra "relógios" com horas a mais
Os professores manifestaram-se esta quinta-feira frente ao Ministério da Educação em protesto pela sobrecarga de horários. A iniciativa "Time", convocada pela Fenprof, juntou 70 docentes que ao som da música "Time" dos Pink Floyd seguraram relógios para simbolizar as horas que trabalham a mais. No final, foi entregue ao Ministério uma proposta para uma reunião a 3 de maio.
- 1:39
Fim do corte de 5% nos salários dos funcionários de gabinetes políticos
O Governo quer reverter o corte de 5 por cento nos salários dos membros de gabinetes políticos. A medida, que será aplicada de forma faseada, está prevista no decreto-lei de execução orçamental e deverá ser aprovada hoje no Conselho de Ministros.
19.04.2018 às 13h40
- 1:24
Aplicação de multas aos condutores das viaturas de emergência revista
A aplicação de multas aos condutores das Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) em excesso de velocidade está a ser revista pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
19.04.2018 às 13h41
-
Vento forte no aeroporto da Madeira obriga ao cancelamento de vários voos
O vento forte que se faz sentir na zona do aeroporto da Madeira já obrigou ao cancelamento de 14 voos, sete chegadas e sete partidas. Seis voos foram divergidos para a ilha de Porto Santo e para as Canárias.
19.04.2018 às 11h01
-
Metade das crianças europeias não atinge potencial cognitivo por falta de iodo
19.04.2018 às 16h27
-
Novo Presidente de Cuba promete continuidade da revolução e reformas económicas
19.04.2018 às 16h08
- 2:09
NASA lança telescópio TESS em busca de planetas semelhantes à Terra
Já seguiu para o espaço o novo telescópio da NASA que tem como missão procurar planetas, fora do nosso sistema solar, que possam suportar a existência de vida.
19.04.2018 às 15h32
- 1:17
Governo mantém proibição de caçar nas zonas ardidas até 2019
O Governo decidiu manter até ao próximo ano a proibição de caçar nas zonas florestais mais devastadas pelos grandes incêndios de outubro e de Pedrogão Grande até 2019. A proibição entra em vigor a 1 de junho e protege espécies sedentárias.
19.04.2018 às 13h38
-
Grande Barreira de Coral da Austrália sofreu "colapso catastrófico"
A Grande Barreira de Coral da Austrália, património mundial da UNESCO, sofreu um "colapso catastrófico" de corais durante uma vaga de calor em 2016, "uma ameaça à diversidade da vida marinha", revelou hoje um estudo da revista Nature.
19.04.2018 às 9h57
-
Médico Hans Asperger colaborou com os nazis na II Guerra Mundial
O médico austríaco que deu nome a uma forma de autismo colaborou ativamente com o regime nazi num programa de eutanásia de crianças na Áustria, revela uma investigação recente. O pediatra e psiquiatra negou sempre o seu envolvimento até à data da sua morte.
19.04.2018 às 11h54
-
A morte anunciada da ETA
A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.
19.04.2018 às 7h38
-
Familiares reencontram homem desaparecido há 40 anos em vídeo viral
Um indiano desaparecido há mais de 40 anos reencontrou a família depois de o irmão o identificar num vídeo no Youtube. Khomdram tinha 26 anos quando desapareceu do estado indiano de Manipur, em 1978. Durante décadas, a família não soube do seu paradeiro.
19.04.2018 às 16h20
-
A heroína do voo da Southwest Airlines
Um avião da Southwest Airlines foi na terça-feira obrigado a aterrar de emergência depois de um dos motores ter explodido em pleno voo. Uma mulher morreu e várias pessoas ficaram feridas na sequência do acidente. Os passageiros que chegaram são e salvos a terra, elogiam agora as manobras da mulher que pilotava a aeronave.
18.04.2018 às 19h11