sicnot

Perfil

País

Parlamento da Catalunha aprova realização de referendo até setembro de 2017

O parlamento da Comunidade Autónoma da Catalunha aprovou esta quinta-feira que o referendo sobre a independência se realize o mais tardar em setembro de 2017, com ou sem o aval do Estado.

A decisão foi aprovada com os votos dos independentistas da coligação Juntos pelo Sim e da Candidatura de Unidade Popular (CUP, de extrema esquerda), a abstenção do Catalunha Sim, e o não do Partido Socialista da Catalunha (PSC).

Por seu turno, os deputados do Cidadãos e do Partido Popular da Catalunha (PPC) renunciaram ao voto.

A coligação de esquerda Catalunha Pode (que reúne, entre outros, o Podemos), optou pela abstenção como um gesto de abertura para negociar um acordo com o Estado.

A resolução, sustentada por uma maioria absoluta de 72 deputados do Juntos pelo Sim, e o CUP, estabelece que o referendo sobre a independência seja "vinculativo" e celebrado o mais tardar em setembro do próximo ano, com ou sem acordo do Estado.

Após a mesa do parlamento ter recusado as petições de reconsideração das resoluções soberanistas, os deputados do Cidadãos e do PPC renunciaram o voto destes textos, pois consideram que desenvolvem iniciativas anuladas pelo Tribunal Constitucional.

O PSC, que também tinha pedido à mesa para reconsiderar a admissão a trâmite das resoluções, optou por participar votando contra todas elas.

Lusa

  • Inglaterra goleia o Panamá e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / Inglaterra

    A Inglaterra venceu o Panamá por 6-1 e garantiu, assim, a qualificação para os oitavos-de-final do Mundial quando ainda falta um jogo para terminar a fase de grupos. Só na primeira parte, a equipa inglesa marcou cinco golos, sendo que dois resultaram de penáltis. Destaque para Harry Kane que hoje fez um hat-trick e soma, portanto, cinco golos só neste Mundial. Referência para o Panamá que ao minuto 78 marcou o primeiro golo de sempre num Mundial. No último encontro Inglaterra e Bélgica irão discutir o primeiro lugar do Grupo G.

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37