sicnot

Perfil

País

Parlamento da Catalunha aprova realização de referendo até setembro de 2017

O parlamento da Comunidade Autónoma da Catalunha aprovou esta quinta-feira que o referendo sobre a independência se realize o mais tardar em setembro de 2017, com ou sem o aval do Estado.

A decisão foi aprovada com os votos dos independentistas da coligação Juntos pelo Sim e da Candidatura de Unidade Popular (CUP, de extrema esquerda), a abstenção do Catalunha Sim, e o não do Partido Socialista da Catalunha (PSC).

Por seu turno, os deputados do Cidadãos e do Partido Popular da Catalunha (PPC) renunciaram ao voto.

A coligação de esquerda Catalunha Pode (que reúne, entre outros, o Podemos), optou pela abstenção como um gesto de abertura para negociar um acordo com o Estado.

A resolução, sustentada por uma maioria absoluta de 72 deputados do Juntos pelo Sim, e o CUP, estabelece que o referendo sobre a independência seja "vinculativo" e celebrado o mais tardar em setembro do próximo ano, com ou sem acordo do Estado.

Após a mesa do parlamento ter recusado as petições de reconsideração das resoluções soberanistas, os deputados do Cidadãos e do PPC renunciaram o voto destes textos, pois consideram que desenvolvem iniciativas anuladas pelo Tribunal Constitucional.

O PSC, que também tinha pedido à mesa para reconsiderar a admissão a trâmite das resoluções, optou por participar votando contra todas elas.

Lusa

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.