sicnot

Perfil

País

Setembro de 2016 foi o terceiro mais quente desde 1931

reuters

O valor médio da temperatura máxima em setembro foi de 28,96 graus celsius, muito superior ao normal e o terceiro mais alto desde 1931, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O dia 06 de setembro, com uma temperatura média de 29,2 graus, foi o mais quente do ano em Portugal continental.

Neste dia, os valores médios da temperatura máxima (38,6 graus) e mínima (19,8 graus) correspondem também aos valores mais altos do ano, segundo o instituto.

Foram excedidos os recordes de temperatura máxima em grande parte do território do continente (73% das estações).

"De salientar, a ocorrência de uma onda de calor com início no final de agosto ou 01 de setembro, em grande parte das regiões do Norte e Centro e interior do Alentejo", afirma o IPMA.

As estações do IPMA registaram, em setembro, temperaturas de 45 graus na Lousã (Coimbra), 44,3 na Amareleja e em Beja (Alentejo), e 44,1 em Pegões (Montijo).

Em Lisboa, os termómetros atingiram os 41,4 graus e em Setúbal 42,1.

Ao longo do mês, o valor médio da temperatura mínima do ar (14,07 graus) foi próximo do valor normal.

O estado do tempo foi principalmente condicionado por um anticiclone localizado na região dos Açores, que "por vezes se estendeu em crista sobre o Golfo da Biscaia".

O valor médio da quantidade de precipitação (24,3 milímetros) foi inferior ao normal, o que "permite classificar este mês como seco", lê-se na informação divulgada pelo IPMA.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.