sicnot

Perfil

País

Setembro de 2016 foi o terceiro mais quente desde 1931

reuters

O valor médio da temperatura máxima em setembro foi de 28,96 graus celsius, muito superior ao normal e o terceiro mais alto desde 1931, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O dia 06 de setembro, com uma temperatura média de 29,2 graus, foi o mais quente do ano em Portugal continental.

Neste dia, os valores médios da temperatura máxima (38,6 graus) e mínima (19,8 graus) correspondem também aos valores mais altos do ano, segundo o instituto.

Foram excedidos os recordes de temperatura máxima em grande parte do território do continente (73% das estações).

"De salientar, a ocorrência de uma onda de calor com início no final de agosto ou 01 de setembro, em grande parte das regiões do Norte e Centro e interior do Alentejo", afirma o IPMA.

As estações do IPMA registaram, em setembro, temperaturas de 45 graus na Lousã (Coimbra), 44,3 na Amareleja e em Beja (Alentejo), e 44,1 em Pegões (Montijo).

Em Lisboa, os termómetros atingiram os 41,4 graus e em Setúbal 42,1.

Ao longo do mês, o valor médio da temperatura mínima do ar (14,07 graus) foi próximo do valor normal.

O estado do tempo foi principalmente condicionado por um anticiclone localizado na região dos Açores, que "por vezes se estendeu em crista sobre o Golfo da Biscaia".

O valor médio da quantidade de precipitação (24,3 milímetros) foi inferior ao normal, o que "permite classificar este mês como seco", lê-se na informação divulgada pelo IPMA.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.