sicnot

Perfil

País

SEF desmantela rede que assaltava residências nas zonas centro e norte

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras anunciou hoje que desmantelou uma rede criminosa que assaltava residências, na sequência de uma operação em Viseu, Ovar, Vila Nova de Gaia, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua.

Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) diz ter detido seis suspeitos, no âmbito de uma operação de cumprimento de mandados judiciais de detenção e de busca, na sequência de uma investigação a uma rede criminosa constituída por cidadãos estrangeiros.

"No âmbito da operação Gazua foram ainda constituídos três arguidos e apreendido dinheiro em elevada quantia, vários objetos de valor, incluindo joias, documentos falsos e várias ferramentas destinadas ao arrombamento", lê-se no comunicado.

Segundo o SEF, esta organização criminosa está relacionada com a chamada "Máfia dos Ladrões em Lei", sendo que o modo de atuação passava por fazer chegar a território nacional "operacionais especializados na abertura de todo o tipo de fechaduras", que entravam nas residências e retiravam todos os objetos de "elevado valor" e dinheiro.

Na operação "Gazua" participaram 40 operacionais do SEF, com a participação da PSP respetiva em cada uma das áreas de execução dos mandados.

Os detidos vão ser presentes a juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, tendo em vista o interrogatório judicial e a aplicação de medidas de coação.

Lusa

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.