sicnot

Perfil

País

Lince ibérico libertado em Mértola após recuperação de quatro meses em Espanha

Um lince ibérico libertado em 2015, em Mértola, no Alentejo, e capturado "gravemente doente" em maio passado em Doñana, em Espanha, foi reintroduzido na terça-feira na Herdade das Romeiras, em Mértola, anunciou esta quarta-feira o Instituto de Conservação da Natureza.

De acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o lince ibérico Lítio "foi novamente solto na área de reintrodução em Mértola, depois de quatro meses em recuperação num centro de fauna em Huelva", na Andaluzia espanhola.

O Lítio, originário do centro de reprodução da espécie de El Acebuche, no Parque Nacional de Doñana, em Espanha, foi capturado em maio passado nos arredores do parque espanhol, um ano após ter sido libertado em Portugal.

De acordo com o ICNF, o animal "encontrava-se em deficiente condição física, com apenas nove quilos de peso e gravemente doente, tendo sido transferido para um centro de recuperação de fauna em Huelva, onde recuperou das infeções e aumentou mais cinco quilos ao seu peso".

O lince ibérico foi libertado a 15 de maio de 2015, no interior da Herdade das Romeiras, em Mértola, e fixou o seu território a cerca de sete quilómetros do local onde foi solto, após ter explorado a área circundante durante cerca de 70 dias.

O animal foi novamente solto na terça-feira, na área de reintrodução em Mértola, "num território vazio, encaixado entre os territórios de dois machos e três fêmeas".

Os técnicos do ICNF pretendem que a presença de outros animais, "faça com que Lítio fixe território e não volte a dispersar, podendo atuar como reprodutor durante a próxima época de cria que brevemente se iniciará".

Lusa

  • Papa no Chile em ambiente de contestação à Igreja Católica
    3:13

    Mundo

    O Papa pediu hoje perdão pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, referindo que sentiu "dor e vergonha" diante do "dano irreparável" causado às crianças vítimas de abuso sexual. Francisco está a cumprir uma deslocação de três dias ao Chile, onde a contestação à visita e à Igreja se faz sentir. O Papa enfrenta um ambiente hostil na sexta viagem à América Latina, devido à denúncia de abusos sexuais na Igreja.

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • Apoio psicológico fundamental em Vila Nova da Rainha
    2:19
  • Projeto Bairros Sem Cárie levou 300 pessoas do Seixal ao dentista
    3:08

    País

    Portugal tem dos piores indicadores de saúde oral da Europa e ir ao dentista é quase um luxo. Num país assim ganham ainda mais relevância iniciativas como o projeto Bairros Sem Cárie. 300 pessoas de bairros sociais do Seixal tiveram uma consulta de estomatologia gratuita.

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.