sicnot

Perfil

País

Lince ibérico libertado em Mértola após recuperação de quatro meses em Espanha

Um lince ibérico libertado em 2015, em Mértola, no Alentejo, e capturado "gravemente doente" em maio passado em Doñana, em Espanha, foi reintroduzido na terça-feira na Herdade das Romeiras, em Mértola, anunciou esta quarta-feira o Instituto de Conservação da Natureza.

De acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o lince ibérico Lítio "foi novamente solto na área de reintrodução em Mértola, depois de quatro meses em recuperação num centro de fauna em Huelva", na Andaluzia espanhola.

O Lítio, originário do centro de reprodução da espécie de El Acebuche, no Parque Nacional de Doñana, em Espanha, foi capturado em maio passado nos arredores do parque espanhol, um ano após ter sido libertado em Portugal.

De acordo com o ICNF, o animal "encontrava-se em deficiente condição física, com apenas nove quilos de peso e gravemente doente, tendo sido transferido para um centro de recuperação de fauna em Huelva, onde recuperou das infeções e aumentou mais cinco quilos ao seu peso".

O lince ibérico foi libertado a 15 de maio de 2015, no interior da Herdade das Romeiras, em Mértola, e fixou o seu território a cerca de sete quilómetros do local onde foi solto, após ter explorado a área circundante durante cerca de 70 dias.

O animal foi novamente solto na terça-feira, na área de reintrodução em Mértola, "num território vazio, encaixado entre os territórios de dois machos e três fêmeas".

Os técnicos do ICNF pretendem que a presença de outros animais, "faça com que Lítio fixe território e não volte a dispersar, podendo atuar como reprodutor durante a próxima época de cria que brevemente se iniciará".

Lusa

  • Chuva deixa em alerta 12 distritos do continente

    País

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.