sicnot

Perfil

País

Lince ibérico libertado em Mértola após recuperação de quatro meses em Espanha

Um lince ibérico libertado em 2015, em Mértola, no Alentejo, e capturado "gravemente doente" em maio passado em Doñana, em Espanha, foi reintroduzido na terça-feira na Herdade das Romeiras, em Mértola, anunciou esta quarta-feira o Instituto de Conservação da Natureza.

De acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o lince ibérico Lítio "foi novamente solto na área de reintrodução em Mértola, depois de quatro meses em recuperação num centro de fauna em Huelva", na Andaluzia espanhola.

O Lítio, originário do centro de reprodução da espécie de El Acebuche, no Parque Nacional de Doñana, em Espanha, foi capturado em maio passado nos arredores do parque espanhol, um ano após ter sido libertado em Portugal.

De acordo com o ICNF, o animal "encontrava-se em deficiente condição física, com apenas nove quilos de peso e gravemente doente, tendo sido transferido para um centro de recuperação de fauna em Huelva, onde recuperou das infeções e aumentou mais cinco quilos ao seu peso".

O lince ibérico foi libertado a 15 de maio de 2015, no interior da Herdade das Romeiras, em Mértola, e fixou o seu território a cerca de sete quilómetros do local onde foi solto, após ter explorado a área circundante durante cerca de 70 dias.

O animal foi novamente solto na terça-feira, na área de reintrodução em Mértola, "num território vazio, encaixado entre os territórios de dois machos e três fêmeas".

Os técnicos do ICNF pretendem que a presença de outros animais, "faça com que Lítio fixe território e não volte a dispersar, podendo atuar como reprodutor durante a próxima época de cria que brevemente se iniciará".

Lusa

  • Madonna diz que América nunca desceu tão baixo
    2:12

    Mundo

    No mundo artístico, foram várias as vozes que se levantaram contra Trump, entre elas Madonna. A cantora disse esta quinta-feira em Nova Iorque, a propósito do dia da tomada de posse, que nunca a América desceu tão baixo. Já o ator Matthew McConaughey - que está em Londres - garantiu que não ia perder a cerimónia pela televisão.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Videoclipe mostra mulheres a fazer tudo o que é proibido na Arábia Saudita
    1:55

    Mundo

    Um grupo de mulheres canta, dança e faz outras coisas proibidas na Arábia Saudita como forma de protesto. O vídeo é uma crítica social à forma como as mulheres islâmicas são tratadas pelos maridos. Na letra constam frases como "Faz com que os homens desapareçam da terra" e "Eles provocam-nos doenças psicológicas". A ideia partiu de um homem, Majed al-Esa e já conta com 5 milhões de visualizações.

    Patrícia Almeida