sicnot

Perfil

País

Lisboa assina protocolos para retirar cerca de 100 sem-abrigo das ruas

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinou esta quarta-feira três protocolos que vão permitir a cerca de uma centena de pessoas sem-abrigo viverem numa casa com acompanhamento individualizado, com o objetivo de se integrarem socialmente.

Dois dos protocolos vão permitir a ocupação de 80 lugares (50 novos lugares e a manutenção de 30 já existentes) ao abrigo do programa Housing First (Casas Primeiro) e o terceiro 18 lugares em quartos partilhados na Unidade Integrativa de São Paulo, nas Olaias.

"São estratégias de intervenção junto de pessoas sem-abrigo que parte do princípio de que a casa ou o espaço de alojamento pessoal é o primeiro instrumento de integração das pessoas na sociedade", explicou à Lusa o vereador dos Direitos Sociais da CML, João Afonso, realçando que "uma unidade integrativa é um espaço coletivo, enquanto na Housing First dá-se um apoio mais individualizado".

No programa Housing First as pessoas que estão em situação de deixar a rua são integradas em habitações tendencialmente individuais e têm um acompanhamento por técnicos que os ensinam a gerir uma casa tendo em vista a sua integração social.

Já o centro de São Paulo é um centro de alojamento mais pequeno, que "permite uma vida adaptada aos ritmos do dia-a-dia, com alojamento de casais e de pessoas com animais domésticos. Não é uma casa, mas um primeiro caminho para a autonomia na sua casa", considerou João Afonso.

A Unidade Integrativa de São Paulo, que começou a funcionar no ano passado, tem 18 camas, uma sala de estar comum, uma cozinha coletiva e um espaço para trabalhar.

"Estes programas não são só dar casa. Implicam um acompanhamento ou gestão dos casos. A casa é um instrumento para um processo de acompanhamento para a integração", realçou.

O programa Housing First integra o Programa Municipal para as Pessoas Sem-Abrigo.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".