sicnot

Perfil

País

Associações do táxi recebidas em Belém

ANT\303\223NIO COTRIM

O protesto dos taxistas previsto para segunda-feira frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, foi desconvocado. Entretanto, as associações do setor vão ser recebidas esta sexta-feira pelo gabinete do Presidente da República.

Depois dos protestos de segunda-feira que bloquearam durante horas os acessos ao aeroporto, uma nova manifestação estava marcada para o início da próxima semana, em frente ao Palácio de Belém.

Agora, as associações do setor reuniram-se e decidiram unir o discurso
e desconvocar a manifestação.

"Não é o momento adequado para se fazer mais qualquer manifestação, marcha lenta ou concentração", afirmou o presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), Florêncio Almeida, após o encontro com a Federação Portuguesa do Táxi.

Sem protesto, decidiram avançar para um pedido de audiência urgente ao Presidente da República, que já teve resposta.

Os taxistas vão ser recebidos esta sexta-feira às 15:00, por um assessor de Marcelo Rebelo de Sousa.

As associações vão manter o diálogo com o Governo. Exigem que o número de carros disponíveis a operar em Portugal pela Uber e Cabify seja limitado.

No início desta semana, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa defendeu
a criação de uma taxa única para táxis a partir do aeroporto. Os representantes dos taxistas dizem que a intenção não é nova, mas concordam.

Na primeira reunião desde os confrontos de segunda-feira, os representantes dos taxistas admitem que os protestos prejudicaram a imagem do setor, mas garantem que não vão baixar os braços.

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.