sicnot

Perfil

País

Imagem de Nossa Senhora de Fátima viaja para a Síria

Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima vai viajar para a Síria, na sequência de um pedido nesse sentido arcebispo maronita de Alepo ao santuário de Fátima, anunciou hoje a instituição.

Fonte do Santuário de Fátima disse aos jornalistas que o envio da imagem foi solicitado na semana passada, em Roma, ao reitor da instituição, Carlos Cabecinhas, por Joseph Tobji, arcebispo maronita de Alepo.

A mesma fonte indicou que a imagem de Nossa Senhora de Fátima seguirá para a Síria por canal diplomático.

A imagem foi benzida pelo bispo de Leiria-Fátima, António Marto, na celebração da peregrinação internacional aniversária que hoje terminou na Cova de Iria, a última grande peregrinação antes da visita do papa Francisco, agendada para maio de 2017.

António Marto agradeceu a presença ao secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, chefe da diplomacia da Santa Sé, a quem deixou uma mensagem para ser transmitida ao papa Francisco: "Diga-lhe que o queremos acolher aqui [em maio de 2017] de braços abertos, que queremos acender aqui com ele as velas da nossa fé, rezar com ele, cantar com ele, queira transmitir-lhe esses nossos sentimentos e os aplausos de todos os peregrinos", afirmou, ovacionado por milhares de pessoas.

Em agosto de 2015, o Santuário de Fátima chegou a anunciar a visita a Damasco, capital da Síria, de uma das imagens da virgem peregrina - diferente desta - na sequência de uma solicitação nesse sentido, do patriarca católico no Médio Oriente. A viagem, prevista para setembro do mesmo ano, foi depois adiada por questões de segurança, na sequência do agravamento da situação naquele país.

"Havia a promessa de a virgem peregrina visitar a Síria mas nunca foi possível. Agora a imagem de Nossa Senhora vai e fica", adiantou a fonte do santuário de Fátima.

Em dezembro de 2013, há quase três anos, o arcebispo maronita de Damasco, Samir Nassar, consagrou o povo sírio a Nossa Senhora de Fátima, durante cerimónias religiosas na Capelinha das Aparições, no Santuário da Cova da Iria.

Na oração do rosário, o arcebispo fez um apelo à paz na Síria, que vive uma guerra civil, com a perseguição à comunidade católica.

Em julho de 2015, um grupo de monjas de um mosteiro cristão em Qara, na Síria, ofereceu ao Santuário de Fátima três balas e um lenço, "símbolos do martírio" que foram mostrados aos fieis do templo português.

Um ano mais tarde, no passado mês de julho, a peregrinação a Fátima teve nas suas intenções a paz na Siria, em resposta a um desafio lançado pelo papa Francisco.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57