sicnot

Perfil

País

Presidente expressa orgulho nos Pupilos do Exército

NUNO FOX

O Presidente da República expressou esta quinta-feira orgulho no Instituto dos Pupilos do Exército e considerou que os seus alunos são privilegiados por pertencerem a "uma grande escola de valores, de formação, de serviço nacional".

Marcelo Rebelo de Sousa participou hoje na abertura solene do ano letivo do Instituto dos Pupilos do Exército, em Lisboa, e no final da cerimónia, que incluiu atuações musicais e atribuição de prémios aos estudantes, falou brevemente aos alunos.

"Vós sois privilegiados, porque ser-se de uma instituição como os Pupilos do Exército é pertencer-se a uma grande escola de valores, de formação, de serviço nacional. E aqueles de entre vós que escolherdes duradouramente a carreira militar ficareis a ser parte integrante dessa componente única da identidade nacional", disse-lhes.

NUNO FOX

Esta foi a segunda mensagem que o chefe de Estado dirigiu aos alunos, num discurso de menos de cinco minutos, dividido em três partes. "Quando se tem a vossa idade os atos pesam muito mais do que as palavras ou, dito de outro modo, as palavras devem ser poucas e claras", defendeu.

A primeira mensagem foi para enaltecer as Forças Armadas: "Portugal é o que é devido ao papel essencial das nossas Forças Armadas há quase nove séculos. E só será o que quisermos que seja se pudermos continuar a contar com as nossas Forças Armadas dedicadas, competentes, leais, servidoras do interesse nacional".

NUNO FOX

Por fim, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que "o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas tem muito orgulho no passado, no presente e no futuro dos Pupilos do Exército".

"E só espera que cada um de vós possa afirmar um dia, no termo de uma vida que está agora a começar: eu servi Portugal, com o meu estudo, com a minha vontade, com a minha humildade, com o meu patriotismo. Se assim for, terá valido a pena ter vivido os anos únicos de educação, de camaradagem, de descoberta do futuro nesta grande casa que sempre foi, é e sempre será o Instituto dos Pupilos do Exército", completou.

Lusa

NUNO FOX

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..