sicnot

Perfil

País

Proteção Civil promove hoje exercício público de preparação para risco sísmico

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) desafia a população a participar, às 10:13 de hoje, no exercício público de preparação para o risco sísmico através da realização dos três gestos de proteção: baixar, proteger e aguardar.

Pelo quarto ano consecutivo, a ANPC promove o exercício "a terra treme", que tem a duração de um minuto e consiste na realização dos três gestos de proteção em caso de sismo - baixar, proteger e aguardar.

A iniciativa, que se enquadra no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas, pretende alertar e sensibilizar a população portuguesa sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, segundo a ANPC.

Este ano, a Proteção Civil escolheu a comunidade escolar para a promoção da iniciativa "a terra treme", realizando-se, às 10:13, numa escola do concelho de Loures um exercício que vai contar com a presença dos secretários de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e da Educação, João Costa.

As 329 crianças, dos 04 aos 10 anos, vão exercitar em conjunto, no minuto pré-definido para o exercício, os três gestos de proteção em caso de sismo.

Durante o exercício, os cidadãos devem baixar-se sobre os joelhos (posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo), proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e, por fim, aguardar até que a "terra pare de tremer".

A Proteção Civil convida todas as pessoas a participarem no exercício nacional, praticando os três gestos básicos disponíveis na página www.aterratreme.pt.

Lusa

  • Morreu Miguel Beleza, antigo ministro das Finanças e governador do BdP
    1:34
  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.