sicnot

Perfil

País

Proteção Civil promove hoje exercício público de preparação para risco sísmico

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) desafia a população a participar, às 10:13 de hoje, no exercício público de preparação para o risco sísmico através da realização dos três gestos de proteção: baixar, proteger e aguardar.

Pelo quarto ano consecutivo, a ANPC promove o exercício "a terra treme", que tem a duração de um minuto e consiste na realização dos três gestos de proteção em caso de sismo - baixar, proteger e aguardar.

A iniciativa, que se enquadra no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas, pretende alertar e sensibilizar a população portuguesa sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, segundo a ANPC.

Este ano, a Proteção Civil escolheu a comunidade escolar para a promoção da iniciativa "a terra treme", realizando-se, às 10:13, numa escola do concelho de Loures um exercício que vai contar com a presença dos secretários de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e da Educação, João Costa.

As 329 crianças, dos 04 aos 10 anos, vão exercitar em conjunto, no minuto pré-definido para o exercício, os três gestos de proteção em caso de sismo.

Durante o exercício, os cidadãos devem baixar-se sobre os joelhos (posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo), proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e, por fim, aguardar até que a "terra pare de tremer".

A Proteção Civil convida todas as pessoas a participarem no exercício nacional, praticando os três gestos básicos disponíveis na página www.aterratreme.pt.

Lusa

  • Ministra tem condições para ficar?
    1:57
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • Os testemunhos emocionados de quem perdeu quase tudo nos fogos
    2:10
  • A primeira moção de censura ao fim de quase dois anos
    1:42

    País

    O CDS-PP avançou com uma moção de censura ao Governo, perante o que chama de falha do Governo na proteção das pessoas. O PSD apoia a iniciativa. António Costa fala num ato natural da democracia. Esta é a primeira moção de censura que o Governo socialista enfrenta ao fim de quase dois anos de mandato.

  • "Agora é tempo de decidir e executar"
    1:27

    País

    O primeiro-ministro reuniu-se esta terça-feira com os autarcas das zonas mais afetadas pelos incêndios e visitou os feridos, que continuam internados no Hospital de Coimbra. António Costa diz que o tempo das respostas começa agora.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.