sicnot

Perfil

País

Taxistas propuseram tarifa única de 20 euros a partir do aeroporto de Lisboa há 2 anos

As associações representativas dos taxistas propuseram ao anterior Governo uma tarifa única para táxis a partir do aeroporto de Lisboa de 20 euros, disse hoje o presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Carlos Ramos.

O responsável, que esteve hoje reunido com a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), em Lisboa, falava aos jornalistas depois de o ministro do Ambiente, que tutela a área dos transportes, ter defendido a criação de uma tarifa única para os táxis do aeroporto.

Segundo o presidente da FPT, a proposta de uma tarifa única surgiu há mais de dois anos na sequência de um grupo de trabalho criado pelo então presidente da Câmara de Lisboa António Costa, atual primeiro-ministro, e foi calculada com base em vários pressupostos exigidos pela autarquia.

"O presidente Costa tinha de ter a garantia de que qualquer pessoa que chegasse ao aeroporto de Lisboa e que fosse para qualquer destino da cidade não pagaria nunca mais do que um determinado valor", explicou Carlos Ramos.

Além disso, o valor teria de incluir os suplementos do serviço (como as malas) e o relógio tinha de parar. Por isso, mesmo que serviço durasse mais do que uma hora, o cliente não pagaria mais.

"Fizeram-se as contas ao local da cidade mais longo da praça do aeroporto. O sítio mais longe do aeroporto fica a 14,8 quilómetros. Para garantir qualidade de serviço havia que ser cobrada uma tarifa com o valor de 20 euros. Era o valor de referência para se discutir nas próximas reuniões", disse o presidente da FPT.

Contudo, a proposta dos taxistas nunca foi discutida por decisão do então ministro da Economia, Pires de Lima, afirmou.

Por isso, Carlos Ramos frisou que "essa questão que o senhor ministro agora está a fazer de bandeira não é uma iniciativa do senhor ministro, ela já ocorre há dois anos".

"O que nos preocupa é porque é que ele omitiu as questões que setor apresentou para se modernizar. Fê-lo consciente, para deixar a ideia na opinião pública de que estávamos sempre do contra", frisou.

Além da tarifa única, os taxistas propuseram que os táxis deveriam ter no máximo 10 anos de vida, bem como a introdução de sistemas eletrónicos de pagamento e faturação nos táxis das grandes cidades.

Lusa

  • Tomadas medidas para evitar danos ambientais após acidente na barra da Armona
    1:49

    País

    Quatro tripulantes foram transportados para o hospital com hipotermia, depois de terem caído ao mar. A embarcação onde seguiam, e que faz trabalhos de reposição de areias, virou-se esta manhã, na ilha da Armona, em Olhão. As autoridades vão abrir um inquérito para apurar as causas do acidente e estão a tomar medidas para evitar danos ambientais, visto que a embarcação transportava 12 mil litros de gasóleo.

  • Papa no Chile em ambiente de contestação à Igreja Católica
    3:13

    Mundo

    O Papa pediu hoje perdão pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, referindo que sentiu "dor e vergonha" diante do "dano irreparável" causado às crianças vítimas de abuso sexual. Francisco está a cumprir uma deslocação de três dias ao Chile, onde a contestação à visita e à Igreja se faz sentir. O Papa enfrenta um ambiente hostil na sexta viagem à América Latina, devido à denúncia de abusos sexuais na Igreja.

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • Apoio psicológico fundamental em Vila Nova da Rainha
    2:19
  • Projeto Bairros Sem Cárie levou 300 pessoas do Seixal ao dentista
    3:08

    País

    Portugal tem dos piores indicadores de saúde oral da Europa e ir ao dentista é quase um luxo. Num país assim ganham ainda mais relevância iniciativas como o projeto Bairros Sem Cárie. 300 pessoas de bairros sociais do Seixal tiveram uma consulta de estomatologia gratuita.

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.