sicnot

Perfil

País

81% dos enfermeiros do turno da noite aderiu à greve

A adesão à greve dos enfermeiros relativamente ao turno da noite foi de 81% em todo o país, adiantou à agência Lusa Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

"A adesão no que diz respeito ao turno da noite, que começou às 00:00 e terminou às 08:00 de hoje, foi de 81% em todo o país", disse à Lusa Guadalupe Simões, remetendo para mais tarde dados sobre o turno da manhã.

De acordo com o SEP, na quinta-feira, primeiro dia de paralisação, a adesão dos enfermeiros situou-se, no período da manhã, entre os 72% e os 75% nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Os enfermeiros lutam pela aplicação efetiva das 35 horas de trabalho semanais para todos os enfermeiros, pela admissão de mais profissionais, pelo descongelamento das carreiras e pela reposição do valor integral das horas de qualidade e o descongelamento das carreiras.

A greve, que começou às 08:00 de quinta-feira, termina hoje nos centros de saúde, mas nos hospitais será mais cedo, com o final do turno da manhã.

Lusa

  • Greve dos enfermeiros em Lisboa
    1:55

    País

    Os enfermeiros estão hoje e amanhã em greve. Exigem a reposição das 35 horas de trabalho para todos os profissionais e a contratação de mais pessoas. O sindicato diz que a adesão ronda os 75%. A SIC foi ver os efeitos da paralisação em Lisboa.

  • Greve dos enfermeiros no Algarve
    2:23

    País

    A greve dos enfermeiros no Algarve afetou, sobretudo, cirurgias e internamentos. Nas consultas e nos tratamentos de ambulatório, a greve quase não se notou.

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09