sicnot

Perfil

País

81% dos enfermeiros do turno da noite aderiu à greve

A adesão à greve dos enfermeiros relativamente ao turno da noite foi de 81% em todo o país, adiantou à agência Lusa Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

"A adesão no que diz respeito ao turno da noite, que começou às 00:00 e terminou às 08:00 de hoje, foi de 81% em todo o país", disse à Lusa Guadalupe Simões, remetendo para mais tarde dados sobre o turno da manhã.

De acordo com o SEP, na quinta-feira, primeiro dia de paralisação, a adesão dos enfermeiros situou-se, no período da manhã, entre os 72% e os 75% nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Os enfermeiros lutam pela aplicação efetiva das 35 horas de trabalho semanais para todos os enfermeiros, pela admissão de mais profissionais, pelo descongelamento das carreiras e pela reposição do valor integral das horas de qualidade e o descongelamento das carreiras.

A greve, que começou às 08:00 de quinta-feira, termina hoje nos centros de saúde, mas nos hospitais será mais cedo, com o final do turno da manhã.

Lusa

  • Greve dos enfermeiros em Lisboa
    1:55

    País

    Os enfermeiros estão hoje e amanhã em greve. Exigem a reposição das 35 horas de trabalho para todos os profissionais e a contratação de mais pessoas. O sindicato diz que a adesão ronda os 75%. A SIC foi ver os efeitos da paralisação em Lisboa.

  • Greve dos enfermeiros no Algarve
    2:23

    País

    A greve dos enfermeiros no Algarve afetou, sobretudo, cirurgias e internamentos. Nas consultas e nos tratamentos de ambulatório, a greve quase não se notou.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.