sicnot

Perfil

País

António Costa reitera regozijo por ter "compatriota" como secretário-geral da ONU

O primeiro-ministro reiterou hoje o regozijo por "um compatriota" ter sido quinta-feira aclamado como secretário-geral das Nações Unidas, agradecendo o apoio de todas as forças políticas à "campanha nacional" que permitiu a eleição de António Guterres.

"Aproveito aqui este momento para compartilhar com toda a câmara o regozijo que certamente todos temos - e a que o senhor ministro dos Negócios Estrangeiros pôde assistir pessoalmente ontem [quinta-feira] de termos visto aclamado um compatriota nosso como secretário-geral das Nações Unidas", disse o primeiro-ministro, António Costa, durante o debate quinzenal na Assembleia da República, motivando o aplauso de pé da bancada do PS, que contrastou com a reação mais 'tímida' das bancadas da direita e dos restantes partidos de esquerda.

Agradecendo o apoio dado por todas as forças políticas e todos os órgãos de soberania, António Costa deixou um agradecimento "especial" ao líder do PSD, Pedro Passos Coelho, por ter "sempre correspondido às diligências pessoais que o Governo lhe solicitou" naquela que foi uma "campanha verdadeiramente nacional" e que permitiu a eleição de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Luz ultravioleta converte dióxido de carbono em metano

    Mundo

    Investigadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, criaram nanopartículas (partículas microscópicas) que ajudam a converter o dióxido de carbono (gás poluente) em metano (combustível) usando apenas luz ultravioleta como fonte de energia.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira