sicnot

Perfil

País

Costa diz que 2016 foi o "ano horrível" para o PSD

O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje, no Parlamento, que 2016 foi o "ano horrível" para o PSD e que o presidente dos sociais-democratas, Pedro Passos Coelho não consegue libertar-se de um passado de austeridade no país.

António Costa falava no período de questões formuladas pelo PS no debate quinzenal, na Assembleia da República, numa altura em que o PSD já tinha esgotado o seu tempo de interpelação ao primeiro-ministro.

Após o vice-presidente da bancada socialista João Paulo Correia ter atacado o PSD por ter pretendido ir além da Comissão Europeia nas exigências feitas a Portugal, quer no Orçamento para 2016, quer em relação ao Programa de Estabilidade, o líder do executivo foi ainda mais longe nas críticas à presente atuação política dos sociais-democratas.

"Este é o ano horrível para o PSD, porque 2016 foi o ano em que falhou tudo o que previu que ia acontecer. O diabo não apareceu em setembro. Já vamos em meados de outubro e nem vê-lo a apresentar-se nos balcões do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) a pedir visto de entrada em Portugal", declarou António Costa.

Esse alegado falhanço de previsões para este ano, de acordo com António Costa, "explica", de resto, que Pedro Passos Coelho "não se consiga nunca libertar do passado".

Neste contexto, o primeiro-ministro referiu-se a "três perguntas" antes formuladas pelo presidente do PSD, solicitando "não as comparações entre a anterior governação e a atual, mas, sim, comparações entre 2011 e 2015".

"Terminou aqui [Pedro Passos Coelho] dizendo que queria um duelo para debatermos como estávamos em 2015, comparando com 2011. Mas não estamos aqui a discutir 2011, porque isto não é uma academia de História. O que estamos a discutir é o presente e o futuro dos portugueses", contrapôs António Costa.

Ainda numa lógica de ataque direto ao líder do PSD, o primeiro-ministro referiu que Pedro Passos Coelho chegou a dizer "que o programa da 'troika' era verdadeiramente o seu programa e que a sua ambição era ir além da 'troika'".

Pedro Passos Coelho, também segundo o atual primeiro-ministro, em março de 2011, "afirmou que seria sempre preferível aumentar os impostos sobre o consumo do que sobre o trabalho".

"Ora, o que sabemos é que aumentou os impostos sobre o consumo, desde logo o IVA, em 2012, para arrecadar mais dois mil milhões de euros. Mas, igualmente, aumentou os impostos diretos, com a sobretaxa de IRS, e ainda por cima cortou salários e pensões", declarou.

António Costa procurou também advogar que houve estabilidade ao nível da execução orçamental este ano, o que não terá acontecido na legislatura anterior.

"Pela primeira vez desde 2010, chegámos ao fim do primeiro ano em que estamos a iniciar a discussão do Orçamento do próximo ano sem que tivesse existido um Orçamento Retificativo. O anterior Governo, em quatro anos, fez oito orçamentos retificativos", apontou.

Para António Costa, em síntese, "não é possível maior medida de instabilidade e de falhanço nas previsões do que foram dois orçamentos retificativos por ano na anterior governação, porque tal revelou falhanço em todas as previsões e falhanço na execução orçamental".

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.