sicnot

Perfil

País

PS alarga vantagem

Sondagem

PS alarga vantagem

O PSD é o partido que mais cai e Passos Coelho é o único líder partidário que perde terreno na popularidade, no último estudo da Eurosondagem SIC/Expresso.

Alguma coisa não está a correr bem para os lados da São Caetano à Lapa. Não há maneira de o PSD se levantar da queda nas sondagens e agora isso começa a refletir-se também na popularidade do líder.

No barómetro de outubro, o PS continua a subir e consolida uma vantagem confortável sobre o PSD, que volta a cair, desta vez quase um ponto e meio. Os sociais-democratas ficam agora a quase seis pontos dos socialistas.

PS - 36,3%
PSD - 30,7%
BE - 9,5%
CDU - 8,3%
CDS - 7%
PAN - 1,3%

O Bloco de Esquerda é o partido que mais sobe. A CDU também regista uma subida ligeira, o CDS cresce para os 7% e o PAN escorrega duas décimas.

Esta é uma projeção baseada nestes resultados globais, em que se presume que se abstêm os inquiridos que não sabem ou não respondem:

PS - 29,5%
PSD - 25%
BE - 7,7%
CDU - 6,7%
CDS - 5,6%
PAN - 1,1%
Outro partido/branco/nulo - 5,6%
Não sabe/não responde - 18,8%


Em matéria de popularidade, ninguém pára Marcelo. O Presidente da República continua a caminhar a passos largos para um saldo positivo de 60%.

O primeiro-ministro também sobe e aproxima-se dos 30%.

Em sentido contrário, Governo e Assembleia da República continuam a cair.

Mas no ranking dos líderes partidários, os resultados do barómetro têm correspondência direta na popularidade.

Passos Coelho é o único líder que perde terreno. Jerónimo de Sousa sobe um ponto e passa os 14%. Mas Catarina Martins é a que mais sobe, a coordenadora do Bloco recupera da queda no barómetro anterior e consegue recuperar a vantagem sobre Assunção Cristas. que continua a somar pontos.

O estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso foi realizado entre os dias 6 e 12 de outubro, com base em 1010 entrevistas telefonicas validadas. O erro máximo da amostra é de pouco mais de 3%.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC