sicnot

Perfil

País

PS alarga vantagem

Sondagem

PS alarga vantagem

O PSD é o partido que mais cai e Passos Coelho é o único líder partidário que perde terreno na popularidade, no último estudo da Eurosondagem SIC/Expresso.

Alguma coisa não está a correr bem para os lados da São Caetano à Lapa. Não há maneira de o PSD se levantar da queda nas sondagens e agora isso começa a refletir-se também na popularidade do líder.

No barómetro de outubro, o PS continua a subir e consolida uma vantagem confortável sobre o PSD, que volta a cair, desta vez quase um ponto e meio. Os sociais-democratas ficam agora a quase seis pontos dos socialistas.

PS - 36,3%
PSD - 30,7%
BE - 9,5%
CDU - 8,3%
CDS - 7%
PAN - 1,3%

O Bloco de Esquerda é o partido que mais sobe. A CDU também regista uma subida ligeira, o CDS cresce para os 7% e o PAN escorrega duas décimas.

Esta é uma projeção baseada nestes resultados globais, em que se presume que se abstêm os inquiridos que não sabem ou não respondem:

PS - 29,5%
PSD - 25%
BE - 7,7%
CDU - 6,7%
CDS - 5,6%
PAN - 1,1%
Outro partido/branco/nulo - 5,6%
Não sabe/não responde - 18,8%


Em matéria de popularidade, ninguém pára Marcelo. O Presidente da República continua a caminhar a passos largos para um saldo positivo de 60%.

O primeiro-ministro também sobe e aproxima-se dos 30%.

Em sentido contrário, Governo e Assembleia da República continuam a cair.

Mas no ranking dos líderes partidários, os resultados do barómetro têm correspondência direta na popularidade.

Passos Coelho é o único líder que perde terreno. Jerónimo de Sousa sobe um ponto e passa os 14%. Mas Catarina Martins é a que mais sobe, a coordenadora do Bloco recupera da queda no barómetro anterior e consegue recuperar a vantagem sobre Assunção Cristas. que continua a somar pontos.

O estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso foi realizado entre os dias 6 e 12 de outubro, com base em 1010 entrevistas telefonicas validadas. O erro máximo da amostra é de pouco mais de 3%.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.