sicnot

Perfil

País

PS alarga vantagem

Sondagem

PS alarga vantagem

O PSD é o partido que mais cai e Passos Coelho é o único líder partidário que perde terreno na popularidade, no último estudo da Eurosondagem SIC/Expresso.

Alguma coisa não está a correr bem para os lados da São Caetano à Lapa. Não há maneira de o PSD se levantar da queda nas sondagens e agora isso começa a refletir-se também na popularidade do líder.

No barómetro de outubro, o PS continua a subir e consolida uma vantagem confortável sobre o PSD, que volta a cair, desta vez quase um ponto e meio. Os sociais-democratas ficam agora a quase seis pontos dos socialistas.

PS - 36,3%
PSD - 30,7%
BE - 9,5%
CDU - 8,3%
CDS - 7%
PAN - 1,3%

O Bloco de Esquerda é o partido que mais sobe. A CDU também regista uma subida ligeira, o CDS cresce para os 7% e o PAN escorrega duas décimas.

Esta é uma projeção baseada nestes resultados globais, em que se presume que se abstêm os inquiridos que não sabem ou não respondem:

PS - 29,5%
PSD - 25%
BE - 7,7%
CDU - 6,7%
CDS - 5,6%
PAN - 1,1%
Outro partido/branco/nulo - 5,6%
Não sabe/não responde - 18,8%


Em matéria de popularidade, ninguém pára Marcelo. O Presidente da República continua a caminhar a passos largos para um saldo positivo de 60%.

O primeiro-ministro também sobe e aproxima-se dos 30%.

Em sentido contrário, Governo e Assembleia da República continuam a cair.

Mas no ranking dos líderes partidários, os resultados do barómetro têm correspondência direta na popularidade.

Passos Coelho é o único líder que perde terreno. Jerónimo de Sousa sobe um ponto e passa os 14%. Mas Catarina Martins é a que mais sobe, a coordenadora do Bloco recupera da queda no barómetro anterior e consegue recuperar a vantagem sobre Assunção Cristas. que continua a somar pontos.

O estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso foi realizado entre os dias 6 e 12 de outubro, com base em 1010 entrevistas telefonicas validadas. O erro máximo da amostra é de pouco mais de 3%.

  • Manchester canta "Don't Look Back in Anger" dos Oasis
    1:11

    Ataque em Manchester

    O Reino Unido cumpriu esta manhã, às 11:00, um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque de segunda-feira em Manchester. Nesta cidade britânica, uma mulher começou a cantar a canção dos Oasis "Don't Look Back in Anger" e a multidão logo se juntou, num momento tocante.

  • Mesquita é demasiado pequena para a quantidade de fiéis que há em Lisboa
    1:16
  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00