sicnot

Perfil

País

PS alarga vantagem

Sondagem

PS alarga vantagem

O PSD é o partido que mais cai e Passos Coelho é o único líder partidário que perde terreno na popularidade, no último estudo da Eurosondagem SIC/Expresso.

Alguma coisa não está a correr bem para os lados da São Caetano à Lapa. Não há maneira de o PSD se levantar da queda nas sondagens e agora isso começa a refletir-se também na popularidade do líder.

No barómetro de outubro, o PS continua a subir e consolida uma vantagem confortável sobre o PSD, que volta a cair, desta vez quase um ponto e meio. Os sociais-democratas ficam agora a quase seis pontos dos socialistas.

PS - 36,3%
PSD - 30,7%
BE - 9,5%
CDU - 8,3%
CDS - 7%
PAN - 1,3%

O Bloco de Esquerda é o partido que mais sobe. A CDU também regista uma subida ligeira, o CDS cresce para os 7% e o PAN escorrega duas décimas.

Esta é uma projeção baseada nestes resultados globais, em que se presume que se abstêm os inquiridos que não sabem ou não respondem:

PS - 29,5%
PSD - 25%
BE - 7,7%
CDU - 6,7%
CDS - 5,6%
PAN - 1,1%
Outro partido/branco/nulo - 5,6%
Não sabe/não responde - 18,8%


Em matéria de popularidade, ninguém pára Marcelo. O Presidente da República continua a caminhar a passos largos para um saldo positivo de 60%.

O primeiro-ministro também sobe e aproxima-se dos 30%.

Em sentido contrário, Governo e Assembleia da República continuam a cair.

Mas no ranking dos líderes partidários, os resultados do barómetro têm correspondência direta na popularidade.

Passos Coelho é o único líder que perde terreno. Jerónimo de Sousa sobe um ponto e passa os 14%. Mas Catarina Martins é a que mais sobe, a coordenadora do Bloco recupera da queda no barómetro anterior e consegue recuperar a vantagem sobre Assunção Cristas. que continua a somar pontos.

O estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso foi realizado entre os dias 6 e 12 de outubro, com base em 1010 entrevistas telefonicas validadas. O erro máximo da amostra é de pouco mais de 3%.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.