sicnot

Perfil

País

Portugueses têm mais cuidado com a alimentação do que há cinco anos

A maioria dos cerca de 800 portugueses inquiridos num estudo refere ter hoje mais cuidado com a alimentação do que há cinco anos e mais de metade considera ter peso normal.

Segundo o estudo da Marktest sobre hábitos alimentares, a que a agência Lusa teve acesso, 65% dos portugueses refere ter atualmente mais cuidado com a alimentação: 67,5% das mulheres diz optar regularmente por refeições saudáveis, percentagem que desce para os 50% no caso dos homens.

Os dados revelam ainda que a faixa etária dos 25 aos 34 anos foi a que maior evolução registou na adoção de um regime alimentar mais saudável.

Do total dos 802 inquiridos, 40% dizem ter "muitas vezes" o cuidado de fazer uma alimentação saudável, quase 20% fazem-no "sempre" e 33% dizem que o fazem "algumas vezes". Apenas sete por cento dizem que "nunca" ou "poucas vezes" têm cuidado com o regime alimentar.

Quanto à prática desportiva, o estudo conclui que são os homens a apostar mais na atividade física: 52,4% dos homens dizem praticar habitualmente exercício físico, enquanto no sexo feminino a percentagem ronda os 46%.

O estudo da Marktest, baseado em entrevistas, tentou ainda perceber a ideia que os portugueses têm individualmente do seu peso. Conclui que mais de metade dos inquiridos (54,9%) considera ter peso normal. São 37% os que assumem ter peso a mais e há sete por cento de pessoas que julgam ter peso a menos.

A faixa etária entre os 55 e os 64 anos é a que tem mais percentagem de inquiridos que assume peso em excesso.

O estudo da Marktest, divulgado dois dias antes do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala domingo, foi baseado em 802 entrevistas a adultos residentes em Portugal Continental com casas com telefone fixo.

Lusa

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.