sicnot

Perfil

País

Açores vai hoje a votos

Mais de 228 mil eleitores são hoje chamados a votar para escolher os 57 deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos. As 269 secções de voto para as eleições legislativas regionais dos Açores abriram hoje às 08:00 e vão encerrar às 19:00 locais (mais uma hora em Lisboa).

Um total de 228.160 eleitores, mais 3.033 do que no sufrágio de 2012, estão inscritos para escolher os 57 deputados da Assembleia Legislativa Regional.

Concorrem às eleições 13 forças políticas: PSD, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Livre, PAN, PCTP/MRPP, PURP, MAS, MPT e PDR.

De acordo com os resultados das eleições legislativas regionais, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje bom tempo nas nove ilhas dos Açores.

"Em todas as ilhas estamos a prever abertas, portanto bom tempo, sem precipitação e em relação ao vento nordeste, bonançoso a moderado, portanto nada com grande intensidade", disse na sexta-feira a meteorologista Elsa Vieira da delegação do IPMA nos Açores.

À agência Lusa, o delegado da Comissão Nacional de Eleições nos Açores, José Vicente, afirmou que o ato eleitoral "está a decorrer com toda a normalidade".

"Não me foi reportado, até ao momento [08:20 locais], qualquer incidente", declarou José Vicente.

O diretor regional de Organização e Administração Pública dos Açores, Victor Santos, acrescentou também não ter conhecimento de qualquer incidente na abertura das urnas.

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.