sicnot

Perfil

País

Açores vai hoje a votos

Mais de 228 mil eleitores são hoje chamados a votar para escolher os 57 deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos. As 269 secções de voto para as eleições legislativas regionais dos Açores abriram hoje às 08:00 e vão encerrar às 19:00 locais (mais uma hora em Lisboa).

Um total de 228.160 eleitores, mais 3.033 do que no sufrágio de 2012, estão inscritos para escolher os 57 deputados da Assembleia Legislativa Regional.

Concorrem às eleições 13 forças políticas: PSD, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Livre, PAN, PCTP/MRPP, PURP, MAS, MPT e PDR.

De acordo com os resultados das eleições legislativas regionais, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje bom tempo nas nove ilhas dos Açores.

"Em todas as ilhas estamos a prever abertas, portanto bom tempo, sem precipitação e em relação ao vento nordeste, bonançoso a moderado, portanto nada com grande intensidade", disse na sexta-feira a meteorologista Elsa Vieira da delegação do IPMA nos Açores.

À agência Lusa, o delegado da Comissão Nacional de Eleições nos Açores, José Vicente, afirmou que o ato eleitoral "está a decorrer com toda a normalidade".

"Não me foi reportado, até ao momento [08:20 locais], qualquer incidente", declarou José Vicente.

O diretor regional de Organização e Administração Pública dos Açores, Victor Santos, acrescentou também não ter conhecimento de qualquer incidente na abertura das urnas.

  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Duas pessoas alvejadas devido a disputa de linha de água em Cabeceiras de Basto
    1:23

    País

    Duas pessoas foram alvejadas por causa de uma disputa de uma linha de água, esta terça-feira, em Cabeceiras de Basto. O suspeito escondeu-se num barracão, mas acabou por ser detido pela GNR. As vítimas sofreram ferimentos ligeiros no braço e no peito. O tenente André Rodrigues, do Comando de Braga, revelou que os disparos foram feitos com uma caçadeira.

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Participante no incidente em Charlottesville teme pela vida
    1:43

    Mundo

    Um dos participantes nos incidentes em Charlottesville e membro de um grupo de extrema-direita supremacista teme vir a ser detido ou até morto, pelas declarações que fez durante uma reportagem da Vice News, que se tornou viral nas redes sociais.