sicnot

Perfil

País

PS ganha eleições, mas sem habitual festa no centro de Ponta Delgada

M\303\201RIO CRUZ

O palco da habitual da festa de vitória eleitoral, na cidade em Ponta Delgada, nos Açores, estava esta noite praticamente vazio, porque o PS, apesar de ser o vencedor das eleições regionais, decidiu não celebrar nas ruas.

Ao contrário da festa do PS/Açores no sufrágio de 2012, no centro de Ponta Delgada, esta noite, junto ao monumento das Portas da Cidade, estão apenas jornalistas e alguns turistas, que ao passar perguntam o que irá acontecer por verem as câmaras de televisão.

O líder do PS/Açores, reeleito deputado pelo círculo de São Miguel e que deverá ser nomeado presidente do Governo Regional, abandonou a pé com a família o Teatro Micaelense, onde decorreu a noite eleitoral socialista, mas não tendo feito o tradicional trajeto até às Portas da Cidade, onde costuma discursar para a população.

Habituados a assistir às festas eleitorais, vários taxistas estacionados junto ao local disseram à Lusa estranhar que não tenha aparecido ninguém para festejar a vitória do PS/Açores.

Segundo os resultados totais provisórios, o PS conquistou hoje nova maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, ao conseguir eleger 30 deputados de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.

O PSD conquistou 19 deputados, o CDS-PP quatro, o BE dois, enquanto o PCP-PEV e o PPM elegeram um deputado cada um.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22