sicnot

Perfil

País

160 Comandos prontos para partir em missão da ONU na República Centro-Africana

Lusa

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas afirmou hoje que o batalhão do regimento de Comandos que irá para a República Centro Africana está pronto para partir, aguardando que se resolvam questões logísticas que não dependem do ramo.

"Todo o aprontamento está feito. Neste momento faltam esclarecer outros assuntos de âmbito logístico no teatro de operações. Presumo que se torne necessário mais um reconhecimento no teatro mas eu penso que são problemas mais de âmbito logístico", afirmou Rovisco Duarte.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas falava aos jornalistas no final de uma visita dos deputados da comissão parlamentar de Defesa Nacional ao regimento de Comandos, na Carregueira, Sintra.

Cerca de 160 efetivos do regimento de Comandos do Exército serão destacados para a República Centro Africana (RCA) no âmbito da missão da ONU naquele país, em ambiente "hostil e de grande perigosidade" segundo assinalou o presidente da comissão parlamentar de Defesa, Marco António Costa.

O deputado manifestou a "solidariedade e o apoio incondicional" ao trabalho dos militares que irão desempenhar na missão na RCA, destacando ainda o "alto grau" de exigência do treino não só ao nível da preparação física mas também da "robustez psicológica".

Os deputados visitaram uma exposição estática dos meios, incluindo viaturas, armamento e fardamento, que equipam o batalhão de Comandos, "o melhor que existe no mercado" e sempre "adequado ao teatro de operações", segundo o general Rovisco Duarte.

Lusa

No campo de treino, os deputados assistiram a três exercícios, um deles com a demonstração de combate corpo a corpo com recurso a técnicas de defesa pessoal denominadas Krav Maga, um conceito desenvolvido pelas forças armadas de Israel, segundo foi explicado.

Através de um protocolo com a Federação Portuguesa de Krav Maga, os Comandos estão a adaptar as técnicas usadas nesta modalidade para ambiente militar.

"Surpresa, agressividade, elevado potencial de fogo e rápida execução" são as características das missões dos Comandos, descreveu o capitão Faro, o segundo comandante do batalhão que irá para a RCA, e que foram a base de um outro exercício com fogo real.

Nesta simulação, que terminou com sucesso, os militares, divididos em três grupos, portugueses tinham como missão capturar o chefe de um "grupo insurgente" durante uma reunião e posteriormente desarmar o grupo.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC