sicnot

Perfil

País

Cinza dos fogos de agosto no mar ao largo da Calheta, Madeira

Uma grande quantidade de cinza resultante dos incêndios que afetaram a ilha da Madeira em agosto está, de forma compacta, à deriva no mar ao largo da Calheta, informou a autoridade marítima regional.

Uma grande mancha negra foi avistada hoje ao largo da Calheta, vindo a constatar-se que se trata de "um compacto de cinza e matéria orgânica provocada pelos incêndios ocorridos em agosto, não representando qualquer contaminação ambiental", acrescentou.

O comandante da Zona Marítima da Madeira, Pedro Félix Marques, disse à agência Lusa que "trata-se de cinza, matéria orgânica, madeira queimada dos incêndios verificados em agosto", que foi parar ao mar, levada pelas chuvas do passado fim de semana.

Félix Marques adiantou que aquele material formou "uma grande mancha escura, mas está confirmado no local, que é cinza em suspensão que não representa qualquer contaminação ambiental".

O comandante salientou que "toda a costa sul da Madeira está com esta matéria que veio ter ao mar" depois das chuvas do passado fim de semana.

"Agora o mar encarrega-se de dissipar a mancha. A cinza vai afundar-se, dissolver-se, espalhar-se, num processo natural", explicou o responsável.

Félix Marques concluiu que logo que foi dado o alerta pelos bombeiros da Calheta, na zona oeste da ilha da Madeira, fez deslocar para o local uma embarcação da Polícia Marítima que verificou a situação e recolheu uma amostra para confirmar a composição da mancha.

O concelho da Calheta foi um dos afetados pelos incêndios que ocorreram na Madeira na segunda semana do passado mês de agosto.

Os incêndios registados também nas áreas dos municípios do Funchal, Ponta do Sol e Santa Cruz provocaram três mortos, centenas de desalojados, danificaram 233 habitações e provocaram prejuízos avaliados pelo Governo da Madeira na ordem dos 157 milhões de euros.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".