sicnot

Perfil

País

GNR prossegue buscas em Vila Real para deter Pedro Dias

GNR prossegue buscas em Vila Real para deter Pedro Dias

A GNR mantém hoje militares no terreno para tentar deter o suspeito dos crimes de Aguiar da Beira centrando atenções na zona de Vila Real, onde foi avistado e abandonou um carro roubado numa aldeia. A repórter da SIC Cristina Freitas faz o ponto da situação esta manhã.

Alguns elementos da Guarda estarão durante o dia de hoje concentrados em alguns pontos-chave onde farão a fiscalização de viaturas, enquanto outros militares patrulharão as estradas.

As operações no terreno juntam elementos da Guarda e a Polícia Judiciária (PJ).

O alegado homicida foi visto pela última vez no domingo, em Vila Real, e na segunda-feira ao final da tarde foi encontrado o carro que terá roubado em Arouca.

A viatura terá sido abandonada pelo suspeito junto a um depósito de resina, próximo de uma estrada municipal e na entrada da aldeia de Carro Queimado, e foi levada para as instalações da PJ, no centro da cidade de Vila Real.

As autoridades ainda fizeram buscas em habitações da aldeia e recorreram à ajuda de cães pisteiros nesta operação.

O suspeito foi avistado no domingo por uma patrulha da Guarda na zona industrial de Vila Real e na aldeia de Constantim, horas e 100 quilómetros depois de alegadamente ter roubado um carro em Arouca.

Populares contaram que o presumível homicida terá passado por uma rua central de Constantim, onde teve de parar atrás de um carro que fazia manobras de estacionamento.

O condutor desviou-se para deixar passar o carro branco alegadamente roubado em Arouca e, numa segunda tentativa de estacionamento, o condutor de Constantim acabou por impedir também a passagem dos militares da GNR.

De imediato a GNR montou uma operação de busca pelo homem, com dezenas de militares, ainda agentes da PSP e elementos da PJ, no terreno.

Horas antes, terá sequestrado duas pessoas numa residência em Moldes, Arouca (distrito de Aveiro) e roubou a viatura de uma delas, pondo-se em fuga.

A GNR está focada na zona de Vila Real, mas continua a exercer ações também nos distritos limítrofes, tanto a norte como a sul.

As autoridades reforçaram também o pedido à população para que se mantenha atenta, devendo em casos suspeitos alertar de imediato a GNR.

A Guarda insiste que a "prioridade continua a ser a segurança das populações mais isoladas".

Foi há uma semana que um militar e um civil foram assassinados a tiro em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, onde também um outro militar e uma civil ficaram feridos com gravidade.

Já durante a tarde, na zona de Candal, um outro militar da GNR foi também ferido com uma arma de fogo.

O presumível homicida encontra-se, desde então, em fuga, apesar das operações policiais em curso para o capturar.

Com Lusa

  • Carrinha roubada por Pedro Dias encontrada nos arredores de Vila Real
    3:35

    País

    As autoridades encontraram esta segunda-feira, nos arredores de Vila Real, a viatura roubada por Pedro Dias, este domingo, em Arouca. A GNR e a Polícia Judiciária estiveram a fazer buscas junto ao local. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira escapou ontem à noite por pouco às autoridades, quando um condutor, sem querer, numa manobra de estacionamento, barrou a guarda em perseguição.

  • Suspeito dos crimes de Aguiar da Beira sequestrou casal e roubou carro
    2:31

    País

    O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira, Pedro Dias, está em fuga há sete dias. Este domingo sequestrou uma mulher e um homem em Moldes, Arouca. Fugiu na viatura de uma das vítimas, a mesma que abandonou hoje, mas ainda não foi capturado. Na aldeia, o ambiente é de apreensão, mas ninguém quer mostrar que está com medo.

  • Queixa contra médico do fugitivo de Aguiar da Beira
    2:46

    País

    As declarações do médico do suspeito das mortes de Aguiar da Beira fizeram soar os alarmes na Ordem dos Médicos. O Presidente do Conselho Regional do Centro quer que o Conselho Disciplinar avalie a entrevista, por eventual quebra de sigilo profissional. Opinião contrária tem o coordenador do conselho nacional de ética da ordem dos médicos, que não encontra qualquer indício de violação das regras da profissão.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.