sicnot

Perfil

País

Marcelo Rebelo de Sousa saúda elevação e civismo dos açorianos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou esta terça-feira os açorianos pela "elevação democrática e pelo civismo demonstrados no processo eleitoral para a Assembleia Legislativa", no domingo.

Saúdo muito calorosamente o povo da Região Autónoma dos Açores, que votou no passado domingo, pela elevação democrática e pelo civismo demonstrados no processo eleitoral para a Assembleia Legislativa daquela Região Autónoma", refere numa nota disponibilizada hoje no 'site' da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa também felicitou o Partido Socialista/Açores pela vitória nas eleições bem como os partidos que nelas participaram "numa prova de maturidade democrática" que deve ser reconhecida e saudada.

Na segunda-feira, questionado na Suíça sobre a abstenção recorde de 59,16% registada nas eleições regionais, o chefe de Estado considerou que esse é "um problema nas democracias contemporâneas, que tem a ver muito com a mudança da democracia" e reflete "o afastamento das pessoas em relação ao poder, àqueles que governam".

O Presidente da República acrescentou que "a democracia não é apenas eleições, é uma participação contínua ao longo do tempo", concluindo: "Eu espero que no futuro aquilo que está a acontecer em muitas democracias e que em Portugal vai acontecendo possa ser ultrapassado por essa democracia participativa".

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu também que "é importante fazer uma pedagogia contra a abstenção" e que "essa pedagogia não se pode fazer só em período eleitoral ou pré-eleitoral".

O PS venceu no domingo as eleições legislativas regionais dos Açores, conquistando uma nova maioria absoluta ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.

O PSD conquistou 19 deputados, o CDS-PP quatro, o BE dois e o PCP-PEV e o PPM um deputado cada um.

Em relação às anteriores eleições, em 2012, os socialistas perdem um deputado tal como o PSD, enquanto o CDS-PP e o BE ganham um cada. O PCP-PEV e o PPM mantêm um deputado cada.

A abstenção atingiu 59,16%, um recorde em eleições regionais nos Açores. Em 2012, não foram às urnas 52,12% dos eleitores.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25