sicnot

Perfil

País

Turista desaparecida no mar nos Açores

(Arquivo)

© Jose Antonio Rodrigues / Reuters

Uma turista estrangeira, com cerca de 30 anos, desapareceu esta terça-feira no mar da ilha das Flores, nos Açores, disse à agência Lusa o capitão do porto de Santa Cruz das Flores.

Segundo Rafael da Silva, o alerta para o desaparecimento, na Fajã Grande, foi dado por um familiar às 15:20 locais (mais uma hora em Lisboa).

"Foi contactado o 112, que informou o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada. Começámos a deslocar meios e às 15:45 chegámos à área de busca", referiu Rafael da Silva.

No mar foi empenhada uma embarcação da Autoridade Marítima e dado o estado "muito alteroso não houve condições" para o trabalho de outras embarcações, adiantou o mesmo responsável.

Segundo Rafael da Silva, em terra estiveram agentes da Polícia Marítima e elementos dos bombeiros e da GNR, tendo as buscas sido interrompidas pelas 20:00.

O capitão do porto de Santa Cruz das Flores explicou que este "incidente resulta de um comportamento perigoso, em concreto a entrada no mar quando este se encontrava muito alteroso", com quatro metros de vaga, apelando às pessoas para que "se mantenham afastadas das zonas costeiras em ocasiões de temporal".

Rafael da Silva acrescentou que as buscas vão ser retomadas às 08:00 de quarta-feira com os mesmos meios, mas dada a previsão de "uma ligeira melhoria do estado do mar, será avaliada a possibilidade de empenhar outras embarcações", além de que haverá "o apoio de uma aeronave de busca e salvamento da Força Aérea Portuguesa".

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.