sicnot

Perfil

País

Lince-ibérico Kentaro encontrado atropelado

Kentaro, um lince ibérico nascido em 2013 no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Silves, foi encontrado atropelado no concelho da Maia a 15 de outubro, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

ICNF


Kentaro tinha sido libertado em dezembro de 2014 nos Montes de Toledo, no centro de Espanha, no âmbito do projeto Life "Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus)" em Espanha e Portugal.

Os dados da sua coleira com GPS indicaram todo o trajecto que foi fazendo ao longo da sua vida em liberdade: esteve no norte da Península Ibérica, atravessou a cordilheira cantábrica e entrou em Portugal pela Serra de Montesinho em agosto do ano passado.

Segundo o comunicado do ICNF, "a última emissão da sua coleira GPS indicava que se encontrava em Ourense a 367 km, em linha reta, do local de solta, tendo percorrido 2410 km".

"Desde março que a sua localização era desconhecida, ficando agora a saber-se que terá feito, pelo menos, mais de uma centena de quilómetros em território nacional até ao local do atropelamento", relata o Instituto concluindo que o atropelamento rodoviário é hoje "a maior causa de morte" do lince-ibérico.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Governo garante que programa de ajuda alimentar será executado em 2017
    2:56

    País

    O Governo não executou o programa europeu que, no ano passado, apoiou 400 mil portugueses e é acusado de ter desperdiçado este ano 28 milhões de euros em ajuda alimentar. O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, garante que o programa será executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação.

  • Sol e calor teimam em ficar para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47