sicnot

Perfil

País

Lince-ibérico Kentaro encontrado atropelado

Kentaro, um lince ibérico nascido em 2013 no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Silves, foi encontrado atropelado no concelho da Maia a 15 de outubro, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

ICNF


Kentaro tinha sido libertado em dezembro de 2014 nos Montes de Toledo, no centro de Espanha, no âmbito do projeto Life "Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus)" em Espanha e Portugal.

Os dados da sua coleira com GPS indicaram todo o trajecto que foi fazendo ao longo da sua vida em liberdade: esteve no norte da Península Ibérica, atravessou a cordilheira cantábrica e entrou em Portugal pela Serra de Montesinho em agosto do ano passado.

Segundo o comunicado do ICNF, "a última emissão da sua coleira GPS indicava que se encontrava em Ourense a 367 km, em linha reta, do local de solta, tendo percorrido 2410 km".

"Desde março que a sua localização era desconhecida, ficando agora a saber-se que terá feito, pelo menos, mais de uma centena de quilómetros em território nacional até ao local do atropelamento", relata o Instituto concluindo que o atropelamento rodoviário é hoje "a maior causa de morte" do lince-ibérico.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.