sicnot

Perfil

País

Lince-ibérico Kentaro encontrado atropelado

Kentaro, um lince ibérico nascido em 2013 no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Silves, foi encontrado atropelado no concelho da Maia a 15 de outubro, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

ICNF


Kentaro tinha sido libertado em dezembro de 2014 nos Montes de Toledo, no centro de Espanha, no âmbito do projeto Life "Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus)" em Espanha e Portugal.

Os dados da sua coleira com GPS indicaram todo o trajecto que foi fazendo ao longo da sua vida em liberdade: esteve no norte da Península Ibérica, atravessou a cordilheira cantábrica e entrou em Portugal pela Serra de Montesinho em agosto do ano passado.

Segundo o comunicado do ICNF, "a última emissão da sua coleira GPS indicava que se encontrava em Ourense a 367 km, em linha reta, do local de solta, tendo percorrido 2410 km".

"Desde março que a sua localização era desconhecida, ficando agora a saber-se que terá feito, pelo menos, mais de uma centena de quilómetros em território nacional até ao local do atropelamento", relata o Instituto concluindo que o atropelamento rodoviário é hoje "a maior causa de morte" do lince-ibérico.

  • Uruguai apurado depois de vencer a Arábia Saudita (1-0)

    Mundial 2018 / Uruguai

    O Uruguai venceu a Arábia Saudita por 1-0 numa partida da 2ª jornada do grupo A do Mundial da Rússia. Luis Suárez inaugurou o marcador aos 23 minutos na sequência de um canto em que o guarda-redes saudita, que participa pela primeira vez em campeonatos do mundo, falhou a bola. Nos minutos seguintes a Arábia Saudita tentou responder com remates perigosos à baliza de Fernando Muslera, mas sem conseguir marcar. O saudita Taisir Al-Jassim também saiu lesionado deste jogo, depois de um choque com Guillermo Varela que o impediu de continuar a partida. O resultado vem resolver as contas do grupo A ao apurar a Rússia e o Uruguai para os oitavos de final.

  • A barba de Cristiano Ronaldo é para manter
    0:50