sicnot

Perfil

País

Lince-ibérico Kentaro encontrado atropelado

Kentaro, um lince ibérico nascido em 2013 no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Silves, foi encontrado atropelado no concelho da Maia a 15 de outubro, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

ICNF


Kentaro tinha sido libertado em dezembro de 2014 nos Montes de Toledo, no centro de Espanha, no âmbito do projeto Life "Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus)" em Espanha e Portugal.

Os dados da sua coleira com GPS indicaram todo o trajecto que foi fazendo ao longo da sua vida em liberdade: esteve no norte da Península Ibérica, atravessou a cordilheira cantábrica e entrou em Portugal pela Serra de Montesinho em agosto do ano passado.

Segundo o comunicado do ICNF, "a última emissão da sua coleira GPS indicava que se encontrava em Ourense a 367 km, em linha reta, do local de solta, tendo percorrido 2410 km".

"Desde março que a sua localização era desconhecida, ficando agora a saber-se que terá feito, pelo menos, mais de uma centena de quilómetros em território nacional até ao local do atropelamento", relata o Instituto concluindo que o atropelamento rodoviário é hoje "a maior causa de morte" do lince-ibérico.

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.