sicnot

Perfil

País

Classificação da falcoaria portuguesa pela UNESCO decidida amanhã

A classificação da falcoaria portuguesa como Património Cultural Imaterial da UNESCO só deverá ser decidida amanhã. A decisão não foi tomada hoje como antes noticiado.

A discussão está a ser feita na reunião internacional do organismo que está a decorrer em Adis Abeba, capital da Etiópia.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos é a promotora desta candidatura que passará, se for aprovada, a integrar a lista de 13 países, do Médio Oriente ao Mediterrâneo, que viram a falcoaria classificada como património em anos anteriores.

Na mesma reunião, também foi admitido, mas com carácter de salvaguarda urgente, o barro negro de Bisalhãse, em Vila Real, tradição entregue a apenas cinco artesãos, todos com mais de 75 anos.

Na lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO foram inscritos também o fabrico da cerveja belga e a rumba cubana.

  • Pelo menos 16 mortos em acidente de autocarro em Itália
    1:13

    Mundo

    Pelo menos 16 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas num acidente com um autocarro no norte de Itália. As vítimas têm entre 14 e 18 anos e faziam parte de um grupo de uma escola secundária húngara, numa viagem de férias a França e Itália. O autocarro incendiou-se após embater contra um poste numa auto-estrada.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a lider da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleiçoes em vários países, como a Alemanha e a Holanda.