sicnot

Perfil

País

Classificação da falcoaria portuguesa pela UNESCO decidida amanhã

A classificação da falcoaria portuguesa como Património Cultural Imaterial da UNESCO só deverá ser decidida amanhã. A decisão não foi tomada hoje como antes noticiado.

A discussão está a ser feita na reunião internacional do organismo que está a decorrer em Adis Abeba, capital da Etiópia.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos é a promotora desta candidatura que passará, se for aprovada, a integrar a lista de 13 países, do Médio Oriente ao Mediterrâneo, que viram a falcoaria classificada como património em anos anteriores.

Na mesma reunião, também foi admitido, mas com carácter de salvaguarda urgente, o barro negro de Bisalhãse, em Vila Real, tradição entregue a apenas cinco artesãos, todos com mais de 75 anos.

Na lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO foram inscritos também o fabrico da cerveja belga e a rumba cubana.

  • Buscas e apreensões na esquadra da PSP na Brandoa

    País

    O Ministério Público de Sintra esteve a fazer buscas e apreensões, esta manhã, na esquadra da PSP da Brandoa, no concelho da Amadora. De acordo com a Procuradoria-Gera Distrital de Lisboa, em causa estão crimes de corrupção passiva e ativa e abuso de poder.

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.