sicnot

Perfil

País

Aviso laranja em sete ilhas dos Açores devido à chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para laranja o aviso para sete ilhas dos Açores devido à previsão de chuva.

Segundo o IPMA, o aviso laranja vigora entre as 11:00 e as 20:00 locais (mais uma hora em Lisboa) para as ilhas do grupo central (Pico, São Jorge, Terceira, Graciosa e Faial).

Nestas cinco ilhas, mantém-se o aviso amarelo para chuva até às 11:00, e para vento e trovoada até às 20:00.

Já para o grupo ocidental, ilhas do Corvo e das Flores, o aviso laranja está em vigor até às 14:00 devido à previsão de precipitação, vigorando depois o aviso amarelo até às 17:00.

Estas duas ilhas estão ainda sob aviso amarelo para vento e trovoada, igualmente até às 17:00.

Para as ilhas do grupo oriental, São Miguel e Santa Maria, o IPMA emitiu, também, um aviso amarelo para chuva e vento a partir da tarde e até às 23:00.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. Já o aviso amarelo, o terceiro mais grave, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Segundo a delegação regional dos Açores do IPMA, uma zona depressionária complexa está a provocar o agravamento do estado do tempo no arquipélago e, às 09:30 locais, estava a ser afetado o grupo ocidental, prevendo-se nas próximas horas que atinja, primeiro, o grupo central e, depois, o oriental.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomendou entretanto medidas de autoproteção, como a consolidação de telhados, portas e janelas, o corte de árvores em risco de queda e a limpezas dos sistemas de drenagem.

A Proteção Civil aconselha a que sejam guardados objetos soltos do jardim, o fecho de janelas e persianas, e que a população evite circular sem necessidade.

"Ligue o rádio e fique atento às recomendações difundidas, não contribua para a divulgação de boatos, siga sempre as recomendações dos agentes das autoridades presentes", são outras das recomendações da Proteção Civil dos Açores.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.