sicnot

Perfil

País

Marcelo elogia classificação de barro de Bisalhães e falcoaria como Património da Humanidade

Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quinta-feira duas notas no site oficial onde valoriza a decisão da Unesco de classificar a olaria negra de Bisalhães e a falcoaria portuguesa como Património da Humanidade.

No que refere à arte da falcoaria, o chefe de Estado felicitou o município de Salvaterra de Magos e assinalou: "Na sequência de outras decisões recentes, trata-se de um incentivo para o reconhecimento de uma prática ancestral, que neste caso remonta à Idade Média, e que importa preservar".

Já no que toca ao barro preto de Bisalhães, Marcelo Rebelo de Sousa congratulou Vila Real e declarou que esta distinção é "tanto mais importante quanto esta olaria transmontana, com raízes quinhentistas, se encontra ameaçada de extinção".

E deixou um apelo: "Que a escolha da Unesco seja um incentivo para que se preserve uma atividade que já era, aliás, Património Cultural Nacional".

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aprovou as candidaturas do "processo de confeção do barro preto de Bisalhães", apresentada pelo município de Vila Real, e "Falcoaria, património vivo da humanidade", liderada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, durante a 11.ª sessão do Comité do Património Cultural Imaterial, em Adis Abeba, na Etiópia.

Estes foram, respetivamente, o 5.º e o 6.º bens a serem classificados como património imaterial da Humanidade, seguindo-se ao fado (o primeiro bem de Portugal a integrar esta lista, em 2011), à dieta mediterrânea, ao cante alentejano e ao processo de fabrico do chocalho.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".